Equipe da Defesa Civil da Freguesia/ Brasilândia promoveu a 1ª capacitação para “Percepção de Risco para Deslizamentos”

A atividade piloto será levada a todas as 32 Subprefeituras da capital

A equipe de Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 05 de março de 2015, a primeira capacitação para “Percepção de Risco para Deslizamentos”, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da região e com o Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavis) no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. A ação é parte de um projeto piloto que será estendido para toda as 32 subprefeituras da capital.

“O projeto foi desenvolvido pela Defesa Civil Freguesia/ Brasilândia por meio das reuniões do Governo Local. A Saúde sentiu a necessidade das equipes, que estão nos territórios, conhecerem melhor sobre os riscos e a partir daí surgiu a ideia de fazer essa capacitação. Para nós, da Defesa Civil, é importante termos mais gente nos auxiliando nas ações preventivas”, avaliou a assessora de Defesa Civil da Subprefeitura. O próximo passo, segundo ela, é levar os projetos para a área de Educação, com oficinas voltadas a alunos e professores.

Um público de cerca de 50 pessoas, entre agentes de saúde, agentes de promoção ambiental e agentes de zoonoses, assistiu ao curso ministrado pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil. “O Plano de Chuvas é um pacto que tem que avançar. Estamos trabalhando muito forte para formar multiplicadores, esse é o papel de vocês”, disse o coordenador.

O Chefe de Gabinete da Subprefeitura esteve presente à capacitação e falou com os participantes: “Estamos numa luta árdua contra a dengue e ao chicungunha. E toda essa luta não passa só pela cura, mas também pela prevenção e educação, que é o papel de vocês. Obrigada e contem com a gente da Subprefeitura”.

Para Alexsander Monteiro da Silva, agente de zoonoses da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis), o curso foi produtivo e merecia mais encontros. “A palestra foi boa, bastante informativa. É interessante a proposta da formação de lideranças para identificar áreas de risco na comunidade. Acho que poderia ser mais extenso para podermos discutir mais alguns pontos”, avaliou.

Também estiveram presentes um representante da Vice-Prefeita, a Supervisora de Saúde local e representantes do Pavis.