Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia participa do Fórum Territorial realizado no CEU Paulistano

Evento aconteceu na última sexta-feira, dia 05 de dezembro

 A Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia participou, na última sexta-feira, dia 05 de dezembro, do Fórum Territorial que aconteceu no CEU Paulistano. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) teve por objetivo ouvir os adolescentes sobre suas principais propostas para a redução das desigualdades interurbanas. Cerca de 120 crianças e adolescentes do Capes (Centro de Apoio Psicossocial), do projeto Fliperama (parceria entre Natura e Petrobras), do Centro de Juventude e dos Jovens Urbanos, projetos da Associação Madre Teresa estiveram presentes no encontro que movimentou a região.

Os trabalhos realizados durante o encontro tiveram como base principal a análise dos indicadores locais em comparação com as médias municipais. Os jovens elaboraram recomendações para a melhoria das políticas e programas em curso, além de propostas de mobilização social que poderão ser realizadas futuramente pelas próprias comunidades. Vale salientar ainda que fóruns semelhantes já haviam sido realizados nas regiões do Grajaú (zona sul) e da Cidade Tiradentes (zona leste) por também serem bairros que requerem uma maior atenção da sociedade civil e do poder público quanto ao social.

Amanda Maria da Silva, 18, foi uma das participantes dessa atividade e demonstrou que já tinha em mente algumas idéias para expor aos colegas: “Quando se trata de educação quero que a gente elabore coisas novas, como propor mais oficinas e mais investimento em teatro e musical”. Já Viviane Gimeses Lopes Cambaúva, 19, queria propor mais programas sobre cultura, religião e política: “Na periferia temos uma visão muito limitada dos nossos direitos e deveres. E só com essa discussão temos a oportunidade de fazer essa mudança. Só de podermos vir para cá [ao CEU] aos sábados já é um grande passo”.

Também estiveram presentes Melúzia Ribeiro Luz Kiryu, coordenadora de projetos educacionais do CEU, além de membros do projeto “Crianças sob nossa Guarda”, da Guarda Civil Metropolitana, e da Defesa Civil.