Em 3 Anos e meio a Prefeitura investiu pesado em obras e melhorias no Jardim Elisa Maria

Subprefeitura Freguesia/Brasilandia realizou diversas obras de revitalização e melhorias no bairro.

  Durante a gestão do Prefeito Fernando Haddad a região do Jardim Elisa Maria na Brasilandia foi contemplada com diversas intervenções que mudaram a paisagem e melhoraram a vida dos moradores.
Foram reforma de praças, eliminação de pontos viciado de lixo, iluminação de Led, asfaltamento de rua, melhorias em escadarias, ações integradas como o Prefeitura no Bairro, o projeto Vila Limpa dentre outras benfeitorias. A Subprefeitura Freguesia/Brasilandia esteve à frente dessas ações.

Obras

A Praça Sete Jovens ganhou uma nova paisagem, com pista de caminhada, reforma do campo com grama sintética, pista de skate, área verde, playground, academia ao ar livre, obras de contenção das margens do córrego - que colocava em risco o muro da EMEI Caio Gracco que fica no local. As ruas do entorno foram recapeadas e asfaltadas. A obra foi realizada pela Subprefeitura Freguesia/Brasilandia que gastou mais de R$1,3 milhões – com verbas do Fundo de Desenvolvimento Urbano
(FUNDURB) - para transformar a praça num dos mais agradáveis espaços de convivência da região.
Também foi reformada a Praça Victório Finzetto que fica logo na entrada do bairro e é conhecida como a Praça da Paz.
Recentemente, a Praça Arlindo Severino de Souza, na Rua Clara Nunes também passou por mudanças. Naquele local existia um sério problema de descarte irregular de lixo, porém com a colaboração da Subprefeitura Freguesia/Brasilandia numa ação conjunta com o projeto Nossa Vila Limpa da Secretaria Municipal de Serviços a área se transformou num espaço de lazer e convivência, com jardim comunitário, playground e academia ao ar livre. Os moradores ficaram muito felizes com a nova praça. A Rua do Mestre também teve asfalto novo

Combate ao lixo

Um dos maiores problemas da região é o acumulo de lixo nas ruas por conta dos descartes irregulares em vias públicas. Para amenizar essa situação a Subprefeitura da Freguesia/Brasilandia com o apoio da comunidade local realizou diversas operações “Bairro Limpo” - grandes mutirões de limpeza – pelas ruas. Essas ações também tinham o objetivo de reduzir o risco de proliferação de mosquitos causadores da dengue, chikungunya e zika.
Um modelo inovador de coleta foi implantado na Rua Rômulo Naldi – onde o problema era muito grave - com o chamado Big Tainer que é um grande reservatório de lixo controlado por cartão.
A Prefeitura também levou para aquela região o projeto Nossa Vila Limpa que foi um dos maiores acertos em relação ao envolvimento comunitário na conscientização e educação ambiental de como combater o acumulo de lixo nas ruas.

Iluminação

Todas as ruas do Jardim Elisa Maria estão com iluminação de Led nos postes. Isso trouxe mais segurança para a população. Foram instalados mais de 9 mil pontos em todo o distrito de Brasilandia. Além de bem iluminado, o bairro ficou mais bonito à noite e os moradores podem andar pelas ruas com mais tranqüilidade.

Corrimão nos escadões

A Subprefeitura Freguesia/Brasilandia também teve preocupação com a segurança de quem utiliza as escadarias do bairro. Por isso investiu na implantação de corrimãos em vários deles na região da Brasilandia. No Jardim Elisa Maria, a escadaria da Rua Rômulo Naldi foi contemplada.

Prefeitura no Bairro

Em 2015 o governo local fez uma grande ação integrada que mobilizou todas as Secretarias e serviços municipais, dentre eles o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendorismo (CAT) que atendeu na sua unidade móvel mais de mil pessoas em uma semana. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) também fez grandes intervenções no bairro pelo programa “CET No Seu Bairro” e reorganizou a sinalização nas ruas.
Em três anos e meio de trabalho a Subprefeitura Freguesia/Brasilandia esteve presente no Jardim Elisa Maria, ouviu a população e desenvolveu ações que fizeram a diferença no local.