CASA DE CULTURA SALVADOR LIGABUE

Confira a seguir os destaques da programação da CCSL para esta semana


ROLÊZINHO DA DIVERSIDADE – 3ª EDIÇÃO I PROGRAMAÇÃO LOCAL I
Organizado pelo movimento LGBT da Freguesia do Ó, o evento propõe dar maior visibilidade à causa, além de ocupar o espaço público com a realização de atividades relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero. Em sua terceira edição, haverá som ambiente, discotecagem, apresentações de “Drag Queens” da região e distribuição de preservativos e informativos acerca das DST’s – doenças sexualmente transmissíveis. Venha fazer novas amizades e bater um bom papo com a galera!

Dia 07/05, sábado, das 19h às 22h. Calçadão Cultural.
Livre para todos os públicos. Entrada gratuita.

III NOITE CAIPIRA – ORQUESTRA PIRITUBANA DE VIOLA CAIPIRA I MÚSICA – PROGRAMAÇÃO LOCAL I
A Orquestra Piritubana de Viola Caipira, coordenada por Alexsandro Silva, se apresenta no auditório da Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó. Fundada em 2013 e composta por trinta integrantes, resgata a verdadeira música de raiz através da viola caipira, instrumento de grande importância histórica e cultural, já que as primeiras violas chegaram ao Brasil através dos portugueses no período de colonização. É uma grande oportunidade para os apreciadores recordarem os bons momentos da vida e as novas gerações conhecerem o repertório, em sua maioria de músicas de domínio popular, como Cuitelinho, e de compositores como João Pacífico, com Cabocla Teresa; Tião Carreiro, com Rio de Lágrimas, e muitos outros clássicos do cancioneiro caipira, entre eles Menino da Porteira e Saudade de Minha Terra.
Dia 07/05, sábado, às 20h. Auditório.
Livre para todos os públicos. Entrada gratuita.

NO CACHIMBO A FORÇA: MARACATU I DANÇA – CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA I
O Maracatu Ouro do Congo é um grupo que pesquisa, pratica e vive a cultura do maracatu de baque virado, sendo o único na cidade de São Paulo que trabalha exclusivamente com a linguagem da Nação do Maracatu Porto Rico, situada no bairro do Pina, na cidade do Recife - PE. Trazendo o compromisso com essa tradição, o grupo tem as Nações Porto Rico e Encanto do Pina como referência de baque, de culto, de visão de mundo, por isso buscam o entendimento do que acontece nas Nações, enquanto fonte material e espiritual de aprendizado. As atividades do grupo envolvem desde a construção dos instrumentos, o estudo dos toques e ritmos, a dança, as roupas, símbolos, histórias e tudo que envolve essa manifestação ancestral brasileira. O nome Ouro do Congo é uma referência à Coroação dos Reis do Congo, oriunda da África, que passa a ser realizada em território brasileiro pelos negros, com conotação política, social, cultural e espiritual. No estado de Pernambuco, esta prática marca o surgimento do Maracatu de Baque Virado, como uma manifestação de culto e louvação aos ancestrais, associada aos terreiros de candomblé Nagô, os Xangôs do Recife.

Dia 08/05, domingo, às 18h. Salão.
Livre para todos os públicos. Entrada gratuita.

 


Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó

Telefone: (11) 3931-8266

E-mail: ccsligabue@prefeitura.sp.gov.br