Crianças e adultos se divertem na Rua Aberta da Brasilandia

Programação foi especial em comemoração aos 462 anos da cidade de São Paulo

 Logo cedo as crianças já ocuparam a Avenida José da Natividade Saldanha com suas bicicletas e skates no 1º dia do Programa Rua Aberta que aconteceu no dia 25/1, aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo.
A programação de abertura foi especial com várias atrações como ginástica ao ar livre, aula de muay-thay para crianças, dança do ventre e também apresentações musicais da banda Emblues Beer Band e da cantora mirim Lary Figueiredo, de 11 anos, que encerrou animando a criançada e os adultos também.
Durante todo o dia teve brinquedos para as crianças, barracas de alimentação e água. A Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar, a Companhia de Engenharia e Tráfico e a Sabesp colaboraram com a Subprefeitura da Freguesia/Brasilandia na organização e realização do evento.
A população do entorno e a comunidade do Tiro ao Pombo aprovaram a Rua Aberta. “Aqui a gente não tinha lazer e onde se divertir, agora com a rua aberta a gente vai poder aproveitar mais os domingos e trazer as crianças para brincar”, disse o líder comunitário e morador da área Francisco.
Rua Aberta
O programa Rua Aberta acontecerá todos os domingos e feriados, das 10 ás 16 horas na Avenida José da Natividade Saldanha, na Vila Penteado. Exceto quando houver eventos que não integrem o programa.
O programa Rua Aberta é uma novidade da Prefeitura de São Paulo, onde algumas vias da cidade são liberadas para o uso recreativo da população, com intervenções culturais, esportivas, gastronômica e de economia solidária. O espaço é destinado para bicicletas, patins, skates, patinetes e ocupado por crianças, jovens, adultos e idoso.
O objetivo é estimular a ocupação e a apropriação do espaço público pelos cidadãos e não somente pelos carros, além de promover a integração e o fortalecimento das relações sociais.
A escolha da Avenida José da Natividade Saldanha se deu por audiência pública realizada em outubro na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. Somente a faixa sentido bairro-centro será fechada para carros, a faixa da esquerda terá seu trânsito normal. A CET será responsável pelo trabalho operacional do trânsito para garantir o fluxo viário e a segurança de moradores e pedestres.
A iniciativa envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da CET e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.
E a realização é da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.