Defesa Civil da Freguesia/Brasilandia prepara Nudecs para o Plano Chuvas de Verão 2015/2016

Nucleos de Defesa Civil são preparados para colaborar com a Defesa Civil na prevenção de acidentes no período de chuvas.

 Nos próximos dias a Prefeitura de São Paulo lançará o Plano Preventivo Chuvas de Verão em toda a cidade. Por conta disso, a Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia já se antecipou e reuniu na última quinta-feira ( 5) os chamados Nudecs ( Núcleos de Defesa Civil) da região para um encontro onde os voluntários tiveram orientações e capacitação para saber o que fazer para prevenir acidentes em caso de chuvas em áreas de risco.
A reunião aconteceu no auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilandia e foi conduzida pela Coordenadora de Defesa Civil local, Regiane Alves Ferreira e sua equipe. Participou cerca de 50 voluntários, pertencentes à 15 Nudecs, boa parte deles moradores do Jardim Paraná, área de alta vulnerabilidade em risco de desmoronamento e enchente.
Para a Coordenadora Regiane Alves “a comunidade está entendendo o trabalho da Defesa Civil por conta da prevenção em áreas de riscos”, ressaltando a importância do trabalho de conscientização dessas comunidades. “Com uma comunidade consciente, teremos menos riscos e menos acidentes”.
José Carlos Alves que é um dos voluntários afirmou na reunião, “em todos esses anos de governo é a primeira vez que vejo um governo fazer um trabalho desses”.
Todos eles preencheram uma ficha de participação voluntária.

Áreas de Riscos e a função dos Nudecs.


Em todo o território existem 29 áreas consideradas de risco. No processo de monitoramento dessas áreas a Defesa Civil conta com o apoio de 55 NUDECs que são moradores voluntários das áreas vulneráveis, capacitados pela Defesa Civil para atuarem de forma integrada com o órgão como agentes multiplicadores.
Cabe aos Nudecs observar a quantidade de chuvas que caem, como está a situação real e avisar a Defesa Civil.
Através de pluviômetros (aparelho que mede a quantidade de chuva que cai, em mililitros) feitos de garrafas PET, o Nudec alerta os moradores de áreas de risco sobre deslizamentos.
Além do pluviômetro, também são instaladas réguas de nível em córregos, e que também são monitoradas por Nudecs, para prevenir os desastres causados pelas inundações.


Plano Preventivo Chuvas de Verão

A operação é um plano da Prefeitura, coordenado pela Defesa Civil e tem como objetivo reunir recursos de órgãos e secretarias municipais, procurando realizar ações de caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo. O plano vigora de novembro a abril, ou quando houver necessidade.

Desse modo, a cidade se organiza para as ocorrências do período intenso de chuvas, como inundações e deslizamentos de encostas, evitando e/ou minimizando os danos causados.
Por caráter preventivo, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, monitora a quantidade de chuvas que caem, por meio da parceria com o Centro de Monitoramento de Emergências, o CGE, que observa as condições do tempo e as transmite para a Defesa Civil.