Representantes da Secretaria do Verde participam de reunião do CADES

Novo Diretor do Departamento de Participação e Fomento a Política Públicas, Paulo Ricardo Garcia, e mais dois assessores técnicos estiveram na reunião ordinária do CADES para dialogar sobre o Parque da Brasilândia. Confira abaixo o relato da reunião:

Na quinta-feira, dia 3 de Setembro de 2015, ás 10 horas da manhã, o Conselho do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da região Freguesia/Brasilandia (CADES-Conselho ) recebeu a visita do novo Diretor do Departamento de Participação e Fomento a Políticas Públicas e Coordenador Geral do CADES/Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e FEMA/Fundo Econômico do Meio Ambiente, o senhor Paulo Ricardo Garcia.
Ele veio acompanhado dos assessores técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, os senhores Túlio Bonfante Pimenta e Ricardo Brandão Figueiredo. O Subprefeito da Freguesia/Brasilandia, Alexandre Moratore, que regimentalmente preside as reuniões do CADES deu boas vindas a Paulo Ricardo e logo em seguida passou para a pauta do dia que era esclarecimentos e informações sobre o Parque da Brasilandia.
Participaram da reunião os conselheiros Agnaldo Lima, Noêmia de Oliveira Mendonça, Nivalda C. Aragues, Eliel Guimarães, Quintino Vieira, Maria Aparecida Ribeiro. Também participaram o Analista de Gestão da Sabesp Reginaldo Batista e a representante do movimento do Parque da Brasilandia Ana Sueli Ferreira. O Assessor Executivo de Comunicação da Subprefeitura Freguesia/Brasilandia, Luiz Cláudio da Silva de Brito secretariou os trabalhos e se responsabilizou pela elaboração da presente ata.
Na ocasião o conselheiro Eliel Guimarães fez um breve relato do histórico do Parque da Brasilandia. Sueli Ferreira sugeriu ser aquela uma reunião preparatória para outras maiores para discutir o assunto. Túlio Pimenta fez uma explanação sobre a situação atual do processo, incluindo a avaliação e oferta da área que é privada e que está em torno de 1,5 milhões a ser pago em juízo. Falou também do problema enfrentado com a ocupação irregular da área e o problema jurídico que ela tem causado. O Subprefeito Alexandre Moratore informou aos presentes algumas ações previstas como a desocupação parcial da área para o dia 13 de setembro, a reunião que acontecerá com lideranças no local no dia 15 de setembro as 10h30 e por fim outra reunião que será no dia 10 de setembro com Sehab. Ficou de se interar do ponto de encontro para passar aos conselheiros. Eliel ressaltou a importância de preservar a área. Paulo Ricardo disse que a GCM tomará conta da área. Segundo ele, o parque já está previsto orçamento do ano que vem. De um total de 7,8 mi, um perito de 3,6 mi em juízo.
Noêmia cobrou prioridade para o Parque no ano que vem. Ricardo Brandão salientou que as ações envolvem varias secretarias. Noêmia destacou o envolvimento do movimento em defesa do parque, com a proposta de um grupo de trabalho e a parceria com universidades para a elaboração do projeto.
Paulo Ricardo sugeriu uma audiência, enquanto Sueli Ferreira cita a parceria com a FMU e o diálogo geográfico do parque com as regiões adjacentes.
Quanto às famílias que ocupam o parque, o Subprefeito Alexandre Moratore afirmou existir no local 1.400 familías cadastradas, sendo que 300 delas já recebem o bolsa aluguel. Sueli convidou os presentes a participarem da reunião que acontecerá no dia 12 de setembro ás 15 horas na sede da Associação Cantareira com o grupo de trabalho que compreende pessoas ligados a USP. A conselheira Nivalda Aragues falou da sua tragetória junto ao Cades e da sua luta pela melhoria do bairro. Paulo Ricardo se propôs a fazer uma visita ao Jardim Damasceno para conhecer e se comprometeu em trazer numa próxima reunião uma pessoa especializada para falar do Pólo Ambiental. Pouco antes do término da reunião, Reginaldo Batista justificou a ausência do Diretor Regional da Sabesp que não pode comparecer e se comprometeu em provocar uma nova reunião específica para tratar da despoluição do Tietê e também da despoluição do córrego da onça.
Sem mais a ser tratada, deu-se encerrada a reunião.