Secretarias do Verde e da Habitação anunciam ação iminente para desocupar área do futuro Parque da Brasilândia

Cronograma da reintegração de posse será definido em breve

Na noite desta terça-feira, dia 02 de junho de 2015, foi realizada na sede da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia plenária para discutir a implantação do Parque Municipal da Brasilândia, com a presença do secretário municipal do Verde, do subprefeito e de um representante da secretaria municipal de Habitação. Cerca de 300 munícipes compareceram ao evento.

Segundo o secretário do Verde, o Parque da Brasilândia é prioridade da administração municipal por se tratar de uma demanda antiga da comunidade. “As demandas pela preservação de áreas verdes, por mais áreas de lazer e por moradia são igualmente importantes e estamos trabalhando para contemplar a todas”, declarou o secretário. O futuro parque terá uma área de, aproximadamente, 500 mil m². A partir da desocupação, o Depave (Departamento de Áreas Verdes) irá iniciar os trabalhos para implantação do parque.

O representante da secretaria de Habitação esclareceu que a remoção dos moradores da ocupação irá começar pelas famílias já cadastradas no sistema da COHAB e que residem na ‘área 1’, de cerca de 110 mil m², considerada de alto risco para estabelecimento de moradias por situar-se próximo a um córrego. A remoção das famílias será concomitante com o cercamento da área destinada ao parque. Posteriormente, haverá a conclusão da compra pelo poder público da chamada ‘área 2’. Ele enfatizou que todas as medidas já acordadas com o movimento de moradores sem-teto serão mantidas. É importante destacar que todas as 1.470 famílias já cadastradas no sistema da COHAB serão atendidas e será realizado o cadastramento das demais que ocupam o terreno.

Ao fim do encontro, ficou acordado que nova reunião será realizada com representantes das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, do Verde, e Habitação para estabelecer o cronograma das ações de reintegração de posse.