Secretário de Relações Governamentais e Conselho Participativo reuniram-se na última sexta, em Brasilândia

Temas como programas de habitação, coleta de lixo e expansão das unidades de saúde pautaram o encontro

O secretário municipal de Relações Governamentais reuniu-se na última sexta-feira, 8 de maio, com o Conselho Participativo da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia. Em pauta, questões como os programas de habitação popular, expansão do serviço de saúde pública e melhoria da limpeza urbana. Também participaram do encontro o chefe de gabinete da subprefeitura, um representante da secretaria municipal de Habitação e o coordenador regional da Supervisão de Vigilância em Saúde norte, representando a secretaria municipal de Saúde.

Na área de habitação, os conselheiros questionaram sobre o número de moradias populares previstas para entrega pelo governo Haddad e o programa de regularização fundiária. Rodrigues esclareceu que o município prevê a construção de 55 mil novas moradias e o atendimento de 200 mil famílias pelo Programa de Regularização Fundiária. Segundo ele, a partir deste mês os munícipes cadastrados no programa Bolsa-Aluguel já podem consultar no site da Sehab (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/) onde serão alocados.

Os conselheiros ainda perguntaram sobre uma obra para equacionar a questão dos alagamentos na Rua do Promontório. Almeida informou que a obra já está prevista no programa da subprefeitura, aguardando apenas que haja dotação orçamentária para a sua realização.

Sobre a questão dos pontos viciados de descarte irregular de entulho, móveis e eletrodomésticos quebrados, o secretário Padilha informou que a prefeitura tem gasto cerca de R$ 2 bilhões com a varrição, coleta de lixo doméstico e de materiais inservíveis, operação cata-bagulho e manutenção dos ecopontos. “Se a coleta está passando e há lixo na rua, talvez algo esteja errado, e conscientizar a população possa ser a saída”, comentou o secretário.

Almeida complementou informando que recentemente foi inaugurado o Ecoponto Vila Rica e que já está aprovada a criação do Ecoponto Paulistano. Porém, o chefe de gabinete observou que a administração enfrenta dificuldade em encontrar terrenos para novas unidades. O secretário comprometeu-se a buscar alternativas para a implantação de um novo ecoponto na região e pediu que os conselheiros apresentassem sugestões de terrenos disponíveis.

Na área da saúde, os conselheiros também cobraram a criação da UBS Brasilândia 4, que poderia beneficiar um público-alvo de cerca de 10 mil moradores do Jardim Paraná e do Damasceno, além de uma maior oferta de médicos para cumprir a demanda existente. Outro ponto bastante demandado foi a realização de “fumacê” para o combate à dengue. Oliveira informou que a secretaria convocou aprovados em concursos para áreas de apoio e tem feito esforços para atrair novos médicos para a região, inclusive, por meio de adesão ao programa federal Mais Médicos. O especialista ainda lembrou a criação do Hospital da Brasilândia, cujas obras começam neste semestre e que deve oferecer mais profissionais aos munícipes e aliviar o atendimento das UBSs. Quanto ao fumacê, o médico esclareceu que a medida não tem efeito contra as larvas do Aedes, apenas contra o mosquito, não sendo, portanto, adequada sua utilização para todos os casos.

O conselho entregou ao secretário um manifesto aberto com vários pontos relevantes. Entre eles, mudança da sede Subprefeitura para a sua região de atuação; criação do Parque Municipal da Brasilândia; implantação de uma praça de atendimento na Brasilândia; um pedido para que a Secretaria Municipal de Relações Governamentais intermedeie com outras Secretarias a construção de quatro UBS´s; um pedido de apoio para a construção de um Centro Olímpico na Brasilândia; uma nova regulação para a administração dos Centros Desportivos Comunitários; e apoio para que seja reposto o equipamento de esporte na região, uma vez que o campo de futebol será desativado para a construção do Hospital Municipal de Brasilândia.

O secretário destacou que o Conselho Participativo é uma coisa nova. “Vocês estão iniciando uma cultura na cidade. Estamos em cima de atender as três prioridades elencadas pelos diversos conselhos participativos. Agora em maio haverá a prestação de contas do plano de obras e eu vou pessoalmente me empenhar para que essas prioridades sejam atendidas”, concluiu ele ao fim do encontro.

Saiba mais – Os trabalhos nas duas semanas de ação “Prefeitura no Bairro” são divididos em duas etapas, sendo a primeira semana de esforços concentrados do Governo ,com foco no atendimento à população, e a segunda de ações combinadas pela Subprefeitura para melhorias na região. As ações do programa trarão melhorias para as áreas da Cohab Promorar, Cohab Residencial Santa Terezinha, Conjunto Habitacional Sítio dos Francos, Conjunto Promorar Estrada da Parada, Jardim dos Francos e Jardim Vista Alegre.

Até 16 de maio, ações de zeladoria serão intensificadas em 60 ruas do bairro, que abrigam cerca de 1600 moradias. Estão previstos serviços intensificados de limpeza, capinação, tapa buraco e atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já identificou 153 pedidos da comunidade e preparou projetos para implantar 86 deles, relacionados à instalação de lombadas, de sinalização e de alterações no sentido de circulação de vias.