Prefeito encerrou a primeira fase “Prefeitura no Bairro” no Jardim Elisa Maria

Durante o evento, o prefeito aproveitou para anunciar o cumprimento de uma importante promessa de campanha para a região norte: o início das obras do Hospital da Brasilândia

O prefeito de São Paulo e a vice-prefeita visitaram a região do Jardim Elisa Maria, no último sábado, para vistoriar a primeira etapa dos trabalhos do programa “Prefeitura no Bairro”, sediado na Praça dos Sete Jovens, região sob jurisdição da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia. “Esse programa tem dado muito certo porque você vem com toda a equipe, ouve, e processa todas as reivindicações. Muita coisa dá pra fazer imediatamente e o prefeito.

A visita do prefeito teve início, às 10 hora da manhã, pela Rua Bernardo de Veras, 106, onde a subprefeitura fez uma praça em um ponto conhecido por abrigar fluxos do movimento funk e um ponto viciado de descarte de lixo. Por meio da intervenção da subprefeitura, os fluxos aderiram ao programa “Funk SP”, que realiza um mega-fluxo mensal na região, e o local foi revitalizado, com a criação de um espaço de lazer para as crianças.

A seguir, o prefeito visitou a CEI Jardim Santa Teresa - localizada à Rua Augusto César Sandino, s/n.º. A unidade realizou programação especial com os pais e as crianças em comemoração ao dia das mães. As famílias foram envolvidas em atividades de artesanato, com a confecção de colares de contas.

Em discurso, o subprefeito chamou a atenção para os primeiros resultados da ação: limpeza de 350 bueiros, 80 poços de visita, 4.500m² de leitos de córregos; houve o corte 26 mil m² de grama em praças e canteiros; 1.200 buracos tapados; asfaltamento da rua Augusto Cesar Sandino e do pátio junto à escadaria Rômulo Naldi; revitalização e limpeza da área municipal da rua Bernardo de Veras e de 4 mil m² de calçadas de imóveis municipais. Segundo relatório parcial da subprefeitura, de 04 a 08 de maio, foram realizados 1.173 atendimentos por todas as equipes envolvidas, sendo o serviço mais procurado o CAT/MEI com 502 atendimentos. Nesta semana, continuam os serviços de zeladoria pela equipe da subprefeitura na região.

“Essa região toda tem muito problema de descarte irregular de lixo. E essa é uma luta que a gente tem que travar junto: a prefeitura tem que fazer a sua parte, está aqui o pessoal da Amlurb, que é a autoridade de limpeza que vai atrás dos pontos viciados, que vai atrás das caçambas pra recolher, mas isso é insuficiente. A gente vai atrás de mais terrenos para fazer ecopontos para a comunidade trazer aquilo que tem para descartar e queremos melhorar a situação das coletas nas ruas”, garantiu a vice-prefeita.

Hospital da Brasilândia - “A minha principal promessa para a região norte foi o Hospital da Brasilândia. Deu trabalho porque não tinha projeto e não tinha um terreno definido, depois que nós definimos o terreno, tivemos que contratar o projeto e licitar a obra. Depois descobrimos que o Metrô, apesar do terreno ser municipal, estava contando com a área para fazer o terreno da estação Brasilândia; nós poderíamos ter dito não, mas não seria justo com vocês. O que nós fizemos: atrasamos seis meses para refazer o projeto, deslocar a área do hospital para deixar a área para uma futura estação do metrô. Agora a Brasilândia terá o hospital e a estação do metrô, que não seria possível sem o terreno da prefeitura. Quando a gente começa a obra? A gente começa a obra em junho. No mês que vem a gente volta e nós vamos inaugurar a obra juntos, com máquina, não vai ser só obra, não”, garantiu o prefeito. A obra terá duração de dezoito meses.

Além disso, o prefeito anunciou convocação de uma audiência pública sobre o Parque Brasilândia; a reforma do Parque Linear Canivete, da Praça Sete Jovens e da Casa Brasilândia (Centro de Atendimento às Mulheres), entre outras medidas de interesse da comunidade.

Membros do movimento funk presentearam a vice-prefeita com um troféu em homenagem ao apoio recebido no processo de regularização dos fluxos. Minutos antes, na tenda da cultura, o movimento também homenageou o prefeito Haddad e o subprefeito Bruno pela iniciativa, pioneira em nossa região.

Haddad informou que, com a regulamentação dos “pancadões”, o número de eventos irregulares na região caiu de 80 para nove, diminuindo o transtorno à população. A Brasilândia voltará a promover o “Prefeitura no Bairro” no segundo semestre.

Acompanharam o prefeito, a primeira-dama; o secretário de Coordenação de Subprefeituras; o secretário de Serviços; a secretária de Políticas para as Mulheres; o secretário da Cultura; o secretário do Verde; o secretário dos Transportes; o secretário dos Direitos Humanos e o secretário da Promoção da Igualdade Racial.

Saiba mais - Os trabalhos nas duas semanas de ação estão divididos em duas etapas, sendo a primeira semana de esforços concentrados do Governo com foco no atendimento à população, e a segunda de ações combinadas pela Subprefeitura para melhorias na região. Na região, as ações do programa trarão melhorias para as áreas da Cohab Promorar, Cohab Residencial Santa Terezinha, Conjunto Habitacional Sítio dos Francos, Conjunto Promorar Estrada da Parada, Jardim dos Francos e Jardim Vista Alegre.

Até 16 de maio, ações de zeladoria serão intensificadas em 60 ruas do bairro, que abrigam cerca de 1600 moradias. Estão previstos serviços intensificados de limpeza, capinação, tapa buraco e atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já identificou 153 pedidos da comunidade e preparou projetos para implantar 86 deles, relacionados à instalação de lombadas, de sinalização e de alterações no sentido de circulação de vias.