Operação Cata-Bagulho de 11 de abril passará pela Vila Marilú, Vila Bela, Vila Palmeira, Vila Albertina, entre outros bairros

O serviço é gratuito e feito sempre aos sábados em regiões pré-determinadas da Freguesia/ Brasilândia

Em 11 de abril de 2015, a Operação Cata-Bagulho, organizada pela Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia, irá percorrer os bairros de Vila Marilú, Vila Bela, Vila Palmeira, Vila Albertina, Vila Brito, Chácara do Rosário e Jardim São Marcos. A ação é realizada ao longo de todo o dia (das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00) com o objetivo de recolher materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira, etc.

No itinerário programado para este final de semana, vale destacar: Avenida João Paulo I, no trecho entre a Avenida Miguel Conejo e Rua Mario Maldonado; Avenida Miguel Conejo, no trecho entre a Avenida Marina e a Avenida João Paulo I; Avenida Nossa Senhora do Ó, no trecho entre a Avenida Inajar de Souza e a Rua da Balsa; Rua Antônio de Couros; Rua Antônio Pires; Rua Barão Parente, no trecho entre a Viela Saburo Yadoya e a Avenida João Paulo I; Rua Barnabé Coutinho; Rua Benedito Guedes de Oliveira; Rua Dalvo Matos Dedecca; Rua Dr. Elviro Carrilho; Rua Francisco Lotufo; Rua Manoel Correia; Rua Manoel Justiniano Quintao; Rua Pascoal da Costa; Rua Pedro Xavier; Rua Ribeirão das Almas, no trecho entre a Rua Bela Vista do Paraíso e a própria Rua Ribeirão das Almas; Rua Ribeirão de Morais; Rua Santa Angela; Rua Santa Auta; Rua Simão Velho, no trecho próximo à Rua Ameliópolis.

O Cata-Bagulho é uma operação gratuita que busca impedir que os chamados materiais inservíveis, ou em outras palavras, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. O cronograma anual da operação está disponível neste site, por meio do link “Cata-Bagulho”.

Participação popular – A Subprefeitura conta com o empenho dos munícipes para a manutenção da limpeza das vias públicas, principal objetivo da operação Cata-Bagulho. Para que a ação seja realizada de forma adequada, os cidadãos devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência. A equipe responsável percorre duas vezes o itinerário para cada região, primeiramente, das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00. Caso o munícipe tenha o interesse em descartar algum item inservível, mas sua rua não tenha sido contemplada nesta operação, é possível solicitar a retirada junto à Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa responsável pela coleta, por meio de ligação gratuita para o seguinte telefone: 0800 77 77 156.

Os munícipes também podem solicitar a limpeza tanto da via pública quanto de pontos viciados, nos quais ocorra o descarte irregular de lixo, via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), por meio de ligação gratuita para o número 156.

É importante lembrar que o descarte irregular, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16 mil em caso de flagrante.