1ª edição do Projeto Funk SP, na zona norte, reuniu 5 mil pessoas

Público conferiu a arte de diferentes carros de som

A Secretaria de Promoção e Igualdade Racial, em parceria com a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia, promoveu, neste último domingo, dia 29 de março, a primeira edição do Projeto Funk SP na zona norte da capital. O projeto visa atender duas demandas significativas, de reconhecimento e de espaços adequados por parte do movimento funk; como também, a reivindicação da comunidade, do entorno dos fluxos, por mais tranquilidade. Neste evento piloto, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo espaço da Avenida Inajar de Souza, n.º 6000. A expectativa da organização é realizar a próxima edição do Projeto Funk SP no mês de abril.

Oito carros de som tocaram para um público heterogêneo. No início do evento, havia a predominância de crianças, adolescentes e famílias; sendo que à noite houve maioria de jovens e adultos. Uma tenda com um DJ também discotecou durante toda a programação. Às 22 horas, o Projeto Funk SP foi encerrado, de modo a atender à legislação municipal sobre poluição sonora.

Organização - Houve o fechamento da pista sentido centro da Avenida Inajar de Souza, entre os números 7.000 e 6000. O espaço foi dividido em setores: com área específica para o fluxo e carros de som; área para alimentação, com barracas de bebidas e alimentos; área de recreação (em uma rua próxima), com oferta de brinquedos e apoio de monitores; área para tendas da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Saúde, ambulância, banheiros químicos, etc.; além área de estacionamento para carros e motos.

A venda de bebidas foi realizada em área exclusiva e apenas para maiores de 18 anos – uma pulseira colorida identificava quem estava apto a consumir bebidas alcoólicas.

O evento contou com o apoio da PM, GCM, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Conselho Tutelar e do Ministério Público.

Balanço inicial – Para os moradores do entorno dos bailes o saldo já é positivo: os fluxos da Rua Bernardo Vera, Rua Salvador Mazza (Black White), Rua Pérsio de Souza Queiroz Filho (Vila Icaraí) e até da Sem Sal, este na área da Subprefeitura da Casa Verde, foram extintos por meio de acordo com a Supervisão de Cultura desta Subprefeitura. Os grupos aderiram ao projeto Mega-Fluxo Dahora Legal e o bairro receberá mensalmente um evento cultural organizado pela Subprefeitura. Também aderiram ao projeto os fluxos da Avenida Inajar de Souza (Select e Divineia), Rua Ari Carneiro Fernandes (Jd. Dos Francos), Rua Rosa Alboni (Elisa Maria) e o rolezinho da Freguesia do Ó (Largo da Matriz), entre outros.

O projeto SP Funk Legal foi realizado com sucesso pelas Subprefeituras da Capela do Socorro e Parelheiros, com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: lá, os cerca de 30 bailes existentes na região passaram a ser realizados em pontos acordados entre o movimento funk e a administração municipal. A ação foi tão bem sucedida que até já recebeu propostas de patrocínio de grandes empresas.