Oficina de confecção de pluviômetros reúne agentes de saúde e lideranças comunitárias na Casa de Cultura Salvador Ligabue

Agentes de saúde e representantes das comunidades são o público-alvo do projeto piloto

Na última sexta-feira, dia 20 de março, a equipe de Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia promoveu uma oficina de confecção do pluviômetro de garrafa pet na Casa de Cultura Salvador Ligabue. A oficina foi ministrada pela Coordenadora de Defesa Civil desta Subprefeitura e pelo estagiário da Defesa Civil. A palestra contou ainda com a abertura do Coordenador Municipal de Defesa Civil.

A palestra foi elaborada com o objetivo de criar uma rede de monitoramento participativo para situações de risco de deslizamento, a partir do envolvimento dos agentes de saúde e representantes das comunidades.

Os presentes, aprenderam como fazer um pluviômetro a partir de uma garrafa pet. O pluviômetro é um instrumento de fácil execução e que permite aferir o índice de chuvas. Quando a precipitação atinge a marca de 60mm/m² em um intervalo de até 72h, o solo atinge o nível de saturação e surge o risco para deslizamentos. No encontro, também foi ensinado como usar a régua de nível para que haja o monitoramento do risco de enchente nas margens dos córregos da região. Os representantes dos Núcleos de Defesa Civil estarão assim balizados para acionar o Codec (Coordenação de Defesa Civil) da região.

A região da Freguesia/ Brasilândia possui geografia acidentada, com áreas de encostas ocupadas por moradias, portanto, a capacitação de agentes de saúde e lideranças comunitárias se revela essencial para a prevenção e o rápido atendimento da população local pela equipe de Defesa Civil.