Operação Cata-Bagulho do dia 04 de abril passará pelo Largo da Matriz e outras importantes vias da Freguesia do Ò

O serviço é gratuito e feito sempre aos sábados em regiões pré-determinadas da Freguesia/ Brasilândia

Neste primeiro sábado de abril, dia 04, a Operação Cata-Bagulho organizada pela Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia irá percorrer os seguintes bairros: Vila Perrucio, Vila São Vicente, Vila Manoel Lopes, Vila Gonçalves, Vila Simões, Vila União, Vila Arcádia, Vila Santa Delfina, Jardim Nossa Senhora do Ó e Conjunto Trivelatto. A ação é realizada ao longo de todo o dia (das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00) e tem por meta recolher materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira, etc.

No itinerário programado para este final de semana, vale destacar: Avenida Elísio Teixeira Leite, entre a Avenida Itaberaba e a Avenida Ministro Petrônio Portela; Avenida Itaberaba, no trecho entre a Rua Coronel Tristão e a Rua Bogotá; Avenida Ministro Petrônio Portela, no trecho entre a Rua Dr. José de Queirós Matoso e a Avenida Elísio Teixeira Leite; Avenida Paula Ferreira, no trecho entre a Rua Anastácio de Souza Pinto e a Avenida General Edgar Facó; Avenida Santa Marina, no trecho entre a Avenida Otaviano Alves de Lima e a Rua Javorau; Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ò; Rua Antonieta Leitão; Rua Baião Parente, no trecho entre a Avenida Miguel Conejo e a Rua Bogotá; Rua Balsa; Rua Bonifácio Cubas; Rua Calixto de Almeida, no trecho entre a Avenida Elísio Teixeira Leite e a Avenida Ministro Petrônio Portela; Rua Coronel Tristão, no trecho entre as ruas Jesuíno de Brito e Chico de Paula; Rua Chico de Paula; Rua da Bica; Rua Enéias Luis Carlos Barbanti; Rua Estevão Furquim; Rua Filomena Bocchi Pilli; Rua Izabel Velho; Rua Javorau; Rua João Cordeiro, entre a Rua Professor João Machado e a Avenida Ministro Petrônio Portela; Rua Monjolo, entre a Avenida Itaberaba e a Avenida Ministro Petrônio Portela; Rua Oscar Carmilo; Rua Professor João Machado, no trecho entre a Avenida Itaberaba e a Avenida Ministro Petrônio Portela; Rua Professor Rivadavia de Campos; Rua Ribeiro de Morais; Rua Sete Barras e Rua Tucunduva.

O Cata-Bagulho é uma operação gratuita que busca impedir que os chamados materiais inservíveis, ou em outras palavras, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. O cronograma anual da operação está disponível neste site, por meio do link “Cata-Bagulho”.

Participação popular – A Subprefeitura conta com o empenho dos munícipes para a manutenção da limpeza das vias públicas, principal objetivo da operação Cata-Bagulho. Para que a ação seja realizada de forma adequada, os cidadãos devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência. A equipe responsável percorre duas vezes o itinerário para cada região, primeiramente, das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00. Caso o munícipe tenha o interesse em descartar algum item inservível, mas sua rua não tenha sido contemplada nesta operação, é possível solicitar a retirada junto à Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa responsável pela coleta, por meio de ligação gratuita para o seguinte telefone: 0800 77 77 156.

Os munícipes também podem solicitar a limpeza tanto da via pública quanto de pontos viciados, nos quais ocorra o descarte irregular de lixo, via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), por meio de ligação gratuita para o número 156.

É importante lembrar que o descarte irregular, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16 mil em caso de flagrante.