Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia realizou ação educativa sobre o lixo, na Emef Milton Campos

A atividade foi o primeiro passo do projeto piloto, que visa erradicar os pontos viciados no entorno das escolas públicas da região

A Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia promoveu, dia 25 de fevereiro de 2015, uma ação educativa multidisciplinar para o descarte correto do lixo doméstico e materiais inservíveis, com pais e alunos da Emef Senador Milton Campos. Esse foi o primeiro passo do projeto piloto que visa eliminar o ponto viciado existente no local. A expectativa é que outras duas escolas sejam atendidas, pelo programa, ainda nesta fase inicial.

Os trabalhos contaram com apoio dos agentes da empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos, que fizeram a distribuição de folhetos informativos; enquanto a Loga (Logística Ambiental de São Paulo), levou o Ecomóvel, por meio do qual as crianças participaram de atividades de conscientização ambiental. A equipe da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) trouxe uma mesa com informações importantes sobre a dengue e o chikungunya.

O passo seguinte consiste na apresentação do projeto piloto, pela Coordenadoria de Obras da Subprefeitura, ao Conselho Escolar da Emef Milton Campos. O projeto prevê a remoção das caçambas, que estão diante da unidade, com a posterior construção de uma área de lazer, onde os pais poderão aguardar de maneira confortável a saída dos alunos. Com o aval do Conselho da unidade escolar, as caçambas serão removidas, juntamente com a divulgação de pontos na saída das comunidades para o descarte exclusivo do lixo doméstico, apenas nos dias e horários de coleta. Essas ações combinadas visam inibir a volta do circulo vicioso do descarte irregular.

As mudanças já começaram: as empresas Inova, responsável pela coleta de materiais inservíveis e varrição pública, e Loga, responsável pelo lixo doméstico, estão atuando no entorno da escola nos mesmos dias da semana (segundas, quartas e sextas), com objetivo de conscientizar e inibir o descarte fora dos dias de coleta.

Saiba mais sobre o projeto piloto – As escolas foram consideradas como alvo prioritário para receber o projeto, uma vez que, esses pontos são incompatíveis com o ambiente escolar. Além disso, seu caráter educativo possibilita que a conscientização sobre o descarte correto dos materiais inservíveis, seja via Ecopontos ou Operação Cata-Bagulho ou ainda de lixo doméstico, tenha efeito multiplicador junto à comunidade local.

Por se tratar de uma ação pioneira, os resultados de todas as etapas do trabalho junto à Emef Senador Milton Campos servirão de referência para a implantação futura do projeto em outras unidades escolares.

Destacamos que as próximas escolas a serem atendidas pela Subprefeitura já estão definidas: a Emef Profª Caira Alayde Alvarenga Medea e a CEI Pingo de Gente – ambos os locais serão estudados individualmente pela equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos para receber as melhorias que possibilitem uma solução mais adequada a cada caso.