Projeto piloto da Subprefeitura/Freguesia Brasilândia visa combater os pontos viciados na região

Ação terá como prioridade melhorar o entorno das escolas públicas da região

A Subprefeitura Freguesia / Brasilândia dá início, neste mês de fevereiro, a um projeto piloto para recuperar os pontos viciados de descarte de lixo, primeiramente junto às escolas públicas. O primeiro local a ser beneficiado pela ação é a Emef Senador Milton Campos, na Vila Isabel, região da Brasilândia. A expectativa é que outras duas escolas sejam atendidas pelo programa ainda nesta fase inicial dos trabalhos.

As escolas foram consideradas como alvo prioritário para receber o projeto, uma vez que esses pontos são incompatíveis com o ambiente escolar. Além disso, seu caráter educativo possibilita a conscientização sobre o descarte correto dos materiais inservíveis, seja via Ecopontos, Operação Cata-Bagulho ou lixo doméstico, e alcance efeito multiplicador junto à comunidade local.

A Coordenadoria de Projetos e Obras desta Subprefeitura irá apresentar à direção e ao Conselho Escolar da Emef Senador Milton Campos, a proposta de remoção das caçambas que estão diante da unidade, com a posterior construção de uma área de lazer no local, onde os pais poderão aguardar de maneira confortável a saída dos alunos. A remoção das caçambas será acompanhada pela divulgação de pontos na saída das comunidades para o descarte exclusivo do lixo doméstico apenas nos dias e horários da coleta. Essas ações combinadas visam inibir a volta do circulo vicioso do descarte irregular.

De imediato, a empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos, responsável pela coleta de materiais inservíveis e varrição pública, e Loga (Logística Ambiental de São Paulo), responsável pelo lixo doméstico, irão efetuar a coleta na região da escola nos mesmos dias da semana, também com objetivo de conscientizar e inibir o descarte fora dos dias de coleta.

Já no próximo dia 25, deste mês, uma ação educativa multidisciplinar de caráter ambiental promovida pela Subprefeitura, junto à Inova e à Loga, terá como objetivo informar a população sobre o projeto e sobre o descarte responsável dos materiais inservíveis e do lixo doméstico. Esta ação será amplamente divulgada à comunidade, pelo site da Subprefeitura e pelos veículos locais de comunicação, em breve.

Por se tratar de um projeto piloto, os resultados de todas as etapas da ação junto à Emef Senador Milton Campos, servirão de referência para a implantação futura do projeto em outras unidades escolares. Destacamos que as próximas escolas a serem atendidas pela Subprefeitura já estão definidas: Emef Profª Caira Alayde Alvarenga Medea e a CEI Pingo de Gente – ambos os locais serão estudados individualmente pela equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos, para receber as melhorias que possibilitem uma solução mais adequada a cada caso.