Subprefeitura recupera Rua Gregório Pomar após solapamento no Jardim Damasceno

O projeto pôde ser executado pela equipe da própria Subprefeitura, o que permitiu maior agilidade e menor custo

A Subprefeitura Freguesia do Ó/ Brasilândia irá concluir, no início de fevereiro de 2015, os trabalhos de recuperação de via na Rua Gregório Pomar, altura da Rua Feliciano Malabia, no Jardim Damasceno.

No final do mês de dezembro, devido as fortes chuvas, o asfalto da Rua Gregório Pomar cedeu e originou um buraco que se transformou em um caso de solapamento (deslizamento de terra). Por se tratar de uma via em aclive, o deslizamento ainda poderia comprometer uma casa localizada na Rua Feliciano Malabia.

Comunicadas, as equipes da Coordenadoria de Obras e de Defesa Civil da Subprefeitura fizeram a vistoria do local. A via foi sinalizada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foi acionada para fazer o bloqueio da rua e a SPTrans para o desvio das linhas de ônibus que ali circulam. Imediatamente, a equipe da Coordenadoria de Obras deu início à elaboração do projeto para recuperação.

No local, houve a construção de um muro de arrimo de concreto para conter a erosão e impedir o desabamento do resto da via. Vale destacar que os trabalhos também incluíram o reforço das edificações vizinhas. Durante as obras, as redes da Vivo e da Sabesp tiveram que ser verificadas, uma vez que apresentaram fiação exposta e vazamento de água. Na sequência, foi feita a reposição da pavimentação. Todos os trabalhos foram conduzidos pela equipe de servidores da própria Subprefeitura. Essa decisão foi motivada pelo médio grau de complexidade da obra, o que permitiu maior agilidade e menor custo, uma vez que não foi houve necessidade de se iniciar um processo de licitação.

Além da recuperação da via e do entorno, os moradores foram beneficiados com um novo abrigo de ônibus que será instalado no local – onde não havia nenhum.