Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia capacita agentes dos Nudec’s para o Plano de Chuvas 2014/2015

Participantes puderam esclarecer dúvidas e reforçar ações de parceria com a Defesa Civil

A Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia promoveu, por meio de sua unidade de Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira, dia 18 de dezembro, uma oficina de capacitação para os membros dos 12 Núcleos de Defesa Civil (Nudec’s) da região, sobre o Plano de Chuvas 2014/2015.

Na oficina, os participantes receberam noções sobre mapeamento dos riscos geológicos; estados de criticidade para áreas de risco; ações preventivas, como o monitoramento de pontos viciados para descarte de lixo; e procedimentos para colaboração em situação de emergências.

O estagiário de geografia da equipe de Defesa Civil da Subprefeitura foi quem ministrou a palestra. Ele informou que serão instalados em breve pluviômetros e réguas de nível nas 25 áreas identificadas como de risco na região. A princípio, a medida terá início em dez regiões nas quais os núcleos já têm atuação consolidada; a partir da experiência com esses primeiros Nudec’s será estabelecida a estratégia para implantação nas demais regiões. Durante a oficina de capacitação foi informado que os membros dos Nudec’s também receberão, via e-mail, os boletins meteorológicos emitidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) – o objetivo da ação é oferecer dados para aprimorar o monitoramento local pelos núcleos.

Após a palestra, os participantes questionaram sobre como identificar sinais de risco e como agir para conscientizar a população quando há risco iminente de morte ou acidentes.

“Nossa proposta com essa oficina, além de capacitar os que aqui vieram, é que eles levem esse conhecimento às suas regiões e se tornem agentes multiplicadores na comunidade”, disse o palestrante.