Após dez anos, Casas de Cultura retornam para administração da Secretaria de Cultura

Casas de Cultura Salvador Ligabue e Casa de Cultura da Brasilandia estão entre os 18 equipamentos que serão administrados pela SMC.

 Após dez anos sob os cuidados da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, as Casas de Cultura voltarão a integrar a rede de equipamentos públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, existem 18 espaços do projeto em todas as regiões da cidade de São Paulo. A transferência acontece em cerimônia nesta sexta-feira (26), às 19h, na Praça das Artes, com a assinatura de um decreto.

A medida atende a uma demanda da sociedade civil, movimentos culturais e artistas, que ganhou força em agosto do ano passado, durante a realização da 3ª Conferência Municipal de Cultura, quando o tema foi eleito a quinta prioridade entre as 30 propostas consolidadas.

Os espaços colaboram na consolidação da política de territorialização da cultura na cidade. Integrando a rede municipal de equipamentos culturais, os equipamentos funcionarão de acordo com diretrizes da política cultural da Prefeitura, que abarcam programação cultural de qualidade, atividades de formação e valorização das iniciativas locais. A medida visa fortalecer as ações culturais na comunidade.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, Alfredo Manevy, com a mudança, a periferia da cidade ficará mais integrada na gestão cultural do município, tendo a sua oferta de atividades consideravelmente ampliada.

Entre os equipamentos da Cultura estão bibliotecas, centros culturais, casas históricas, museus, teatros, cinemas e também os Centros Educacionais Unificados (CEU), que passaram a ter gestão compartilhada com as pastas de Educação e Esportes.

Participação popular
O documento que será assinado também determina a criação de uma comissão de transição da administração dos espaços, que será composta por representantes das Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Cultura. Serão realizadas reuniões específicas com os gestores e subprefeitos, a fim de apresentar com clareza as diretrizes e colocar em discussão as propostas de ocupação destes locais estratégicos.

Além disso, serão organizadas quatro audiências públicas do programa da Secretaria Municipal de Cultura destinado à construção colaborativa de políticas públicas, o #ExisteDialogoemSP/CasasdeCultura. Após ter concluído a transição de sua administração, serão criados conselhos participativos das Casas, que ajudarão a definir o funcionamento dos espaços, atendendo às necessidades específicas de cada região.

Decreto
O decreto que oficializa o retorno das Casas de Cultura para a administração da Secretaria da Cultura é resultado de mais de um ano de discussões entre as secretarias envolvidas e os movimentos culturais. Ele institui a transferência de 18 espaços: Casa de Cultura do Butantã (Butantã/zona oeste), Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Capela do Socorro/zona sul), Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó-Brasilândia/zona norte), Casa de Cultura Chico Science (Ipiranga/zona sul), Casa de Cultura Itaim Paulista (Itaim Paulista/zona leste); Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera/zona leste), Casa de Cultura do Tremembé (Jaçanã-Tremembé/zona norte), Casa de Cultura Tendal da Lapa (Lapa/zona oeste), Casa de Cultura M’Boi Mirim (M’Boi Mirim/zona sul), Paço Cultural Julio Guerra (Santo Amaro/zona sul), Casa de Cultura Cora Coralina (Santo Amaro/zona sul), Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (Santo Amaro/zona sul), Casa de Cultura São Miguel Paulista – Antonio Marcos (São Miguel/zona leste), Casa de Cultura Campo Limpo (Campo Limpo/zona sul), Casa de Cultura de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes/zona leste), Casa de Cultura Brasilândia (Freguesia do Ó-Brasilândia/zona norte), Casa de Cultura Lajeado (Lajeado/zona leste) e Casa de Cultura São Mateus (São Mateus/zona leste).