Prefeitura firma acordo de cooperação com Corporação Andina de Fomento

Com vigência de três anos, acordo prevê realização de missões, estudos, pesquisas, seminários e intercâmbios

A Prefeitura de São Paulo firmou no início da tarde desta terça-feira (26) um memorando de entendimento para a cooperação entre o município e a Corporação Andina de Fomento (CAF) pelos próximos três anos. O acordo prevê a realização de missões, estudos, pesquisas e seminários, além do intercâmbio de pesquisadores de forma conjunta para a ações nas áreas de planejamento urbano, educação, saúde, mobilidade urbana e meio ambiente.

O documento foi assinado pelo prefeito Fernando Haddad e o presidente executivo da CAF, Enrique García Rodríguez, na sede da Prefeitura, após a primeira reunião entre eles desde o início da gestão. A CAF é um banco de desenvolvimento criado em 1970, composto por 18 países da América Latina, Caribe e Europa, além de 14 bancos privados da região andina, que promove ações de desenvolvimento sustentável com operações de crédito, subsídio e cooperação técnica.

No encontro que antecedeu a assinatura, participaram ainda o representante da CAF no Brasil, Victor Rico, o ex-secretário geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias, e o professor Pedro Dallari, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Pela Prefeitura, estiveram presentes os secretários Marcos Cruz (Finanças) e Juca Ferreira(Cultura), além do secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas.

A reunião também serviu para debater a primeira Conferência das Metrópoles da América do Sul que deverá acontecer em São Paulo no próximo ano, com o objetivo de criar uma plataforma de discussão para promover a atuação conjunta dos governos para a Habitat III. A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre moradia e desenvolvimento urbano sustentável está prevista para 2016.

De Secretaria Executiva de Comunicação