Com auditório lotado, Subprefeitura da Freguesia do Ó recebe Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras

Secretário fez balanço de investimentos na região e respondeu a perguntas de moradores

Nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, secretario de Infraestrutura Urbana e Obras, visitou a Subprefeitura de Freguesia do Ó/Brasilândia, na zona norte de São Paulo.O encontro com a comunidade ocorreu no auditório da subprefeitura que cabe 100 pessoas e estava completamente lotado.

Com uma área aproximada de 31 km² e uma população cerca de 500 mil habitantes, a Freguesia/Brasilãndia é uma das regiões que tem recebido mais investimentos municipais da cidade e deve continuar sendo prioridade da Secretaria.

O secretário começou fazendo um balanço dos investimentos municipais e federais, apresentou projetos e respondeu a várias perguntas de moradores sobre demandas da região.

Ele destacou o Programa de Metas da Prefeitura mencionando que das 123 metas, 108 estão em andamento, sendo que 76 já trouxeram benefícios à população. Lembrou também que 2013, primeiro ano da atual gestão, foi de maior investimento da administração direta na cidade de São Paulo.

Também foram destacadas as metas atingidas, e em andamento, nas áreas de educação, saúde, habitação e transporte em toda a cidade. 

Novo Hospital

A construção de um novo hospital é outra prioridade de Siurb para a localidade, segundo o secretário. O hospital da Vila Brasilândia terá mais de 42 mil metros quadrados e 249 leitos, com especialidades em clínica cirúrgica, médica, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, entre outros.Além disso, o projeto é todo sustentável e conta com iluminação natural, aquecimento solar e uma piscina para uso do hospital e da comunidade; bicicletário; piscina coberta; pronto-socorro adulto e pediátrico; quatro salas de emergência; 39 leitos de observação; pronto-socorro com atendimento 24 horas; clínica médica; clínica cirúrgica; anestesistas; ortopedia; ginecologia; neonatologistas; ambulatório adulto e pediátrico; centro cirúrgico ambulatorial, três salas; centro cirúrgico, cinco salas; centro obstétrico, três salas; e centro de diagnóstico. A previsão é que esse novo equipamento possa atender até 25 mil pacientes/mês. Em janeiro de 2015 deve ser iniciada as obras e em 2016 está previsto a entrega.

Obras de drenagem

Sobre as obras em toda a cidade o secretário lembrou que foram investidos mais de R$ 5 bilhões em Drenagem e Viário em toda em São Paulo. Na região da Freguesia do Ó/Brasilândia, apenas neste ano, Siurb concluiu, com financiamento do PAC, quatro importantes obras do PRA – Plano de Redução de Alagamentos:
1) Na rua Monte Alegre do Sul, no Jardim Brasília, Siurb fez a implantação de rede de drenagem e execução de galeria, numa extensão de aproximadamente 235 metros. Fez também a ampliação do sistema de captações composto pelas bocas de lobo, dos respectivos ramais de captação, e ainda, a recomposição de pavimentação asfáltico nos trechos de intervenções;
2) Na Rua João Delgado, próximo a Avenida Itaberaba, foram executadas a implantação de rede de drenagem contemplando a construção de poços de visita, bocas de lobo e execução de galeria numa extensão de 270 metros;
3) Na Rua Rodolfo Bardella, na Vila Brasilândia, a nova rede de drenagem contemplou a construção de poços de visita e execução de galeria numa extensão de aproximadamente 440 metros. Neste local também foi realizada a ampliação do sistema de captações e a recomposição de pavimentação asfáltica;
4) Na Rua Raulino Gaudino da Silva, no Jardim Maristela, a nova rede de drenagem resultou na construção de poços de visitas e a execução de galeria com extensão aproximada de 420 metros. Foi feita também a ampliação do sistema de captação, além da recomposição do pavimento.

Educação

Nos setores de educação diversos empreendimentos foram entregues ou estão em fase de execução ou projeto. Foram criadas mais de 700 vagas para Educação Infantil. Uma creche, que será construída na rua Domingos Delgado, deve ser licitada em julho, gerando 190 novas vagas. Um novo CEU, a ser licitado até setembro, na Rua Jacutiba, deve incluir uma CEMEI para 500 crianças. Além disso, outras 1000 crianças devem ser beneficiadas com atividades extracurriculares como arte, cinema e cultura digital. Neste mesmo local já funciona um Centro Esportivo com ginásio, campo de futebol e quadras, que será revitalizado com a implantação do CEU.

No final da apresentação o secretário fez ainda um detalhado balanço sobre as metas em diversas áreas que já foram alcançadas, ou estão em andamento, que beneficiam a população. Em seguida, respondeu a perguntas de representantes da comunidade, recebeu as reivindicações e atendeu a imprensa local. Por volta do meio-dia a reunião foi encerrada.

Texto: Moises Santos
MTB: 20.321