Freguesia/Brasilândia sedia o encontro do Ciclo Formativo do Conselho Participativo Municipal regiões Freguesia/Brasilandia e Casa Verde/Cachoeirinha

Diálogo da São Paulo Aberta procura transformar as relações entre o poder público e a sociedade civil

Mais de 50 pessoas estiveram presentes na noite da última segunda-feira, dia 14 de julho, no auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia para a primeira reunião do programa São Paulo Aberta com os conselheiros municipais eleitos para representar as regiões de Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha.

A abertura do encontro se deu pelo subprefeito da Freguesia/Brasilândia, que agradeceu a presença de todos, disse da importância do Conselho Participativo, passando em seguida a palavra ao subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha.

O representante da Secretaria Municipal de Relações Governamentais também esteve presente na reunião e discorreu da importância do Ciclo Formativo e da atuação responsável de cada conselheiro.

Logo depois, o representante da Secretaria Municipal de Relações Internacionais apresentou um slide sobre o Diálogo São Paulo Aberta. Posteriormente, os conselheiros foram separados por grupos de acordo com a Subprefeitura pertencente.

Os trabalhos foram desenvolvidos com propostas e apresentados por meio de leitura. No encontro, José Carlos Nogueira de Oliveira, representando o subprefeito da Freguesia/Brasilândia, apresentou o perfil e os dados sobre a região, bem como os equipamentos públicos existentes e a previsão orçamentária para a melhoria dos bairros da região.

O mesmo ocorreu com a equipe da Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha.

E mais, o principal objetivo do encontro do Ciclo Formativo é contribuir para a melhoria e o fortalecimento dos conselhos municipais e da participação social no município. O mesmo foi encerrado com debates e apresentações de propostas trazidas pelos presentes. 

O que é o Ciclo Formativo

Para quem não sabe, o Ciclo Formativo é um processo de formação e capacitação dos conselheiros municipais, realizado por etapas, que iniciou em 26 de janeiro com a presença de Ladislau Doubór – atual professor titular pós-graduações em economia e administração da PUC/SP e professor da Escola de Governo. 

O que é o Diálogo da São Paulo Aberta

A São Paulo Aberta é a primeira iniciativa organizada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP), que procura transformar ainda mais as relações entre o poder público e a sociedade civil por meio da implementação do Governo Aberto no município de São Paulo. 

Vale salientar ainda que o Diálogo da São Paulo Aberta é o primeiro momento de formação dos conselheiros participativos das Subprefeituras. Esses encontros fazem parte das ações territoriais elaboradas pelo CIGA-SP e integram o Plano de Ação para um Governo Aberto da Cidade de São Paulo. O Plano é a primeira versão integrada de ações que visam o aprimoramento da participação, da transparência, da inovação tecnológica e da integridade.

Mais informações pelo email: conselhoparticipativo@prefeitura.sp.gov.br