Membros do Conselho Municipal de Habitação são empossados

Conselheiros orientarão políticas de investimentos do Fundo Municipal de Habitação

Foram empossados no início da tarde deste sábado (14) os 48 membros que irão compor o Conselho Municipal de Habitação com mandato pelos próximos dois anos. A entrega dos certificados de posse aconteceu em cerimônia realizada no Centro Educacional e Esportivo Mané Garrincha, no Ibirapuera e reuniu quase 2 mil pessoas.

O conselho, que é formado por 16 representantes de entidades de moradias, 16 do poder público municipal, estadual e federal e outros 16 membros da sociedade civil, tem como objetivo orientar a política de investimentos do Fundo Municipal da Habitação.

Durante a posse, o prefeito Fernando Haddad lembrou que a cidade tem um plano habitacional dentro do Programa de Metas 2013-2016, que prevê a construção de 55 mil novas moradias. Haddad destacou o papel das entidades dentro do objetivo, já que 12 mil unidades serão construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida Entidades, que permite a gestão das obras pelos movimentos populares. O prefeito destacou ainda a sanção do projeto do Minha Casa Paulistana, que prevê incentivos do município na construção de moradias populares, a proposta do novo Plano Diretor Estratégico (PDE) que aumentará o número de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e acordos com o Governo Federal para doação de prédios e terrenos.

“Quando concluirmos esse processo, nós vamos ter o Minha Casa Minha Vida em São Paulo. Vai ter o Minha Casa Minha Vida privado, o Minha Casa Minha Vida entidades, vai ter os terrenos da União e os prédios do INSS, tudo isso a favor não só de quem merece, mas precisa sair da beira de córrego, da área de risco, da ocupação e ter a sua casa própria”, afirmou o prefeito. “A vigilância diária de todos os processos de aprovação e dos processos de desapropriação, isso tem que ser público para que o conselho municipal acompanhe e pressione com as informações necessárias para que esse projeto não saia dos trilhos”, disse Haddad.

Desde 2011, quando o processo eleitoral foi impugnado pelo Ministério Público, a cidade não contava com um Conselho de Habitação. A eleição do novo Conselho aconteceu no dia 30 de março deste ano, envolvendo cinco chapas e contou com a participação de mais de 46,4 mil eleitores que puderam escolher os 16 membros de entidades e organizações populares. No dia 16 de maio de 2014, por meio do Decreto 55.118, os membros titulares e os suplentes foram nomeados.

“Que os objetivos das políticas de habitação possam ser atingidos com a participação efetiva do poder público, dos movimentos populares e da sociedade civil. O CMH é um espaço estratégico para concretizar ações democráticas na política habitacional da cidade de São Paulo”, afirmou o secretário municipal da Habitação, José Floriano de Azevedo Marques Neto.

As eleições para o Conselho aconteceram em 58 pontos distintos de votação, em 31 subprefeituras e 27 escolas municipais. Mais de 1,3 mil pessoas trabalharam durante o processo eleitoral. Dentro dos quase 44 mil votos válidos, a Chapa 404 Construindo a Unidade Popular teve mais de 28,7 mil votos e conquistou 11 cadeiras, enquanto a Chapa 505 Democracia e Luta com 12,5 mil votos, garantiu cinco lugares no conselho.

“Um programa habitacional desta envergadura, um governo não consegue fazer se não for através de parcerias. Parceria com o Governo Federal, com a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida e do Minha Casa Minha Vida entidades. Não consegue fazer sem a parceria com a sociedade civil e os empresários. Sobretudo, não é possível ser realizado em uma cidade com o tamanho e a complexidade de São Paulo, sem as parcerias com os movimentos sociais”, disse o secretário municipal de Governo, Chico Macena.

Para representar os 48 membros empossados, foram escolhidos dois integrantes eleitos, Sidnei Pitta e Maksuel Costa, para receberem os certificados da mão do prefeito. Mesmo de entidades populares diferentes, os conselheiros garantiram a união pela produção de moradias. “Esses movimentos todos estão na mesma luta por uma sociedade melhor e vamos estar juntos no mesmo conselho, com o secretário, no mesmo debate, na mesa de negociação, trazendo propostas para construir a cidade que a gente deseja”, afirmou Costa.