São Paulo terá mais de 750 mil m² de asfalto novo

Com o investimento de mais de R$ 72 milhões, 45 vias serão recapeadas nessa etapa do programa de recapeamento

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras iniciou, neste mês, o recapeamento de aproximadamente 68 quilômetros de ruas e avenidas de São Paulo. Com investimento superior a R$ 72 milhões, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA) promoverá melhorias asfálticas nas 45 vias inseridas nessa etapa do serviço, a ser concluída no primeiro semestre de 2014. As cinco regiões da cidade serão contempladas e a população poderá trafegar numa área de mais de 750 mil metros quadrados de pavimento novo.

Os trabalhos abrangem importantes eixos viários e já estão em andamento na marginal direita do Tietê, sentido rodovias Ayrton Senna e Castelo Branco, no trecho situado entre o viaduto Imigrante Nordestino e a ponte das Bandeiras. No total, 10 km de asfalto serão substituídos. As equipes estão atuando entre as 21h e 4h, horário de menor fluxo de veículos, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na sinalização e adequação do tráfego.

Demais vias estruturais passarão por recapeamento, como as avenidas Eliseu de Almeida, Professor Francisco Morato, Morumbi, Aricanduva e Rebouças, por exemplo. Outras, como a Doutor Luis Aires – que compõe a Radial Leste –, Jacu Pêssego e Marechal Tito, também receberão o serviço, que garantirá melhores condições de tráfego aos moradores e visitantes que se deslocam para a região leste da capital.

Algumas faixas exclusivas de ônibus estão inclusas, como a avenida Paulista – entre a rua da Consolação e a avenida Bernardo de Campos – e a rua Eleanora Cintra, da região de Aricanduva, complementando o trabalho executado pela SPTrans nos corredores.

O serviço de recapeamento consiste na fresagem do asfalto antigo e na colocação de um novo revestimento, além da reforma de guias e sarjetas nos locais que necessitarem desses reparos. A massa asfáltica aplicada possui controle laboratorial com constante verificação de qualidade.

As vias com tráfego mais intenso, como os corredores de ônibus, estão recebendo o asfalto borracha, que é mais duradouro e adequado para o volume de veículos que passam pelas mesmas. “Temos trabalhado para garantir melhores condições de mobilidade em São Paulo através da manutenção do pavimento e utilizado materiais inéditos e mais sustentáveis para o recapeamento”, explica o secretário Ricardo Teixeira.

A Superintendência das Usinas de Asfalto tem estudado e aplicado novos tipos de materiais para execução de recapeamento, a exemplo do asfalto borracha, o asfalto com polímero e o SMA (Stone Mastic Asphalt). Está trabalhando, ainda, com escolhas de diferentes faixas granulométricas (análise baseada no tamanho dos grãos), que constituem um asfalto mais poroso, bastante utilizado pelas concessionárias de rodovias por ter maior resistência e menor impacto em termos de ruído. SPUA também está desenvolvendo pesquisas e trabalhos mais sustentáveis, a exemplo do uso da raspa de borracha na composição do asfalto, de material fresado e de detritos da construção civil na base ou sub-base do pavimento.

Subprefeituras atuam na manutenção do pavimento

As Subprefeituras colaboram diariamente com a conservação do pavimento através das operações tapa buraco, realizadas constantemente pelas Subprefeituras a partir do levantamento de vias que apresentam necessidade de serviço tapa-buraco, além de atendimento às reclamações de munícipes realizadas por meio do telefone 156, pelo site (http://sac.prefeitura.sp.gov.br) ou nas praças de atendimentos das subprefeituras.
 

No primeiro trimestre de 2014, foram reparados 104.748 buracos e, em 2013, foram fechados 427.551 em toda a cidade. Atualmente, 70 equipes são responsáveis por efetuar reparos no asfalto e executam, diariamente, cerca de 1 mil a 2 mil tapa buracos.