Hora Certa Móvel diminui fila de espera na Zona Norte Unidade instalada na região reduz 75% da fila de espera por exames

 

A implantação da Rede Hora Certa na cidade vem conquistando os objetivos do projeto e tem recebido fartos elogios dos usuários do sistema. As unidades têm conseguido reduzir a fila de espera por exames e procedimentos cirúrgicos, o que resulta em melhor qualidade de vida da população.

Na Área de Saúde Norte, as filas por exames foram reduzidas à metade, em comparação com 2013. O exame mais solicitado, cuja fila era a maior, é a endoscopia digestiva, com 14.208 pacientes à espera do procedimento em março de 2013 e, agora, com apenas 2.030 (redução de 86%). A fila à espera de ultrassonografias caiu de 8.166 para 2.029 (redução de 75%) ao longo dos primeiros meses de implantação da Rede.

“Estamos conseguindo derrubar todos os números das filas de espera, em todos os procedimentos”, conta o coordenador da Regional de Saúde Norte, Dr. Alberto Alves Oliveira. “Em alguns casos, como de ultrassonografia geral, não há mais fila.”

Em março do ano passado, e apenas na Área de Saúde Norte, 76.655 solicitações de exames estavam à espera de realização nos hospitais do sistema de saúde do município. Hoje, a fila diminuiu para 37.999 – e vem caindo dia após dia.

As carretas do programa ficam instaladas no mesmo local aproximadamente de dois a três meses, à espera dos pacientes que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, a Unidade Móvel se encontra na região de Pirituba. A próxima parada, prevista para o mês de abril, será no bairro de Santana.

A região da Freguesia do Ó e Brasilândia, local da primeira parada das Carretas, realizou 92.557 exames. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Hora Certa

O diferencial da Rede Hora Certa Móvel na cidade é a quantidade de pacientes atendidos. É um equipamento de saúde que se integra à rede de atendimento da cidade, dando suporte à rede primária, composta por ambulatórios. O projeto prevê a centralização, no mesmo local, de exames de imagem e diagnóstico e realização de pequenas cirurgias, o que vem dando mais rapidez do atendimento ao cidadão. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, em seis meses, o projeto seja responsável pela realização de 215 mil exames.

A carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento e 100 metros quadrados de área, dotadas de quatro salas de atendimento climatizadas, com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, duas salas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida. Os boxes de exames têm área de 45 metros quadrados dotadas de salas de Raio-X ou mamografia digital, ecocardiograma e ultrassom.

Por Lígia Aparecida de Souza