Mais de 18 mil pessoas aproveitam os três dias de festas em comemoração aos 67 anos da Brasilândia

Shows de grupos musicais e ações de cidadania agitaram o fim de semana. Não houve registro de incidentes

Mais de 18 mil pessoas prestigiaram os três dias de festividades que marcaram os 67 anos da Brasilândia, completados em 24 de janeiro e comemorados neste fim de semana.

Houve ações de cidadania, culturais, de saúde, educacional, shows, atividades esportivas, lúdicas em diversos locais da região. Dentre eles: Largo do Icaraí; CEUs Paz e Paulistano; Calçadão do Jardim Iracema; Ponta da Praia – Parque Belém; Rua Nícia Coutinho e Cefó, organizados pela supervisão de Cultura da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, com apoio de toda a comunidade local.

“Pela primeira vez da história da Brasilândia, um evento de grande porte cultural ocorreu na Ponta da Praia, local reconhecido pelos índices como de alta vulnerabilidade humana”, contou o supervisor de cultura da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

“Por lá, conseguimos reunir no sábado, dia 15, mais de 5 mil pessoas em 10 horas de shows musicais e brincadeiras infantis, sem nenhum registro de incidentes”, emendou o jornalista morador da região, Jorge Fleury.

As festividades foram abertas pelo supervisor de Cultura na sexta-feira, dia 14, com sessão solene na Casa de Cultura da Brasilândia. Várias personalidades do bairro que contribuíram para a formação da Vila Brasilândia foram homenageadas e receberam placa comemorativa.

Dentre elas, Azulão, um dos fundadores da Rosas de Ouro; Rose Silva, representante do Conselho Participativo; Mestre Dida; Luis Brasília; Tony Leonel; Dona Cida, do Morro Grande e as gestoras do CEU Paz e Paulistano, Anatália e Cacau, respectivamente. Presentes na mesa de honra, o coordenador de Administração e Finanças (CAF), representando o subprefeito da Freguesia/Brasilândia e o presidente da Câmara Municipal; representantes de parlamentares e supervisoras do CEU Paz e Paulistano.

“Em 24 de janeiro, houve outra sessão solene oferecida pela Câmara Municipal, onde outras personalidades também foram homenageadas”, lembrou o subprefeito Eduardo Peres Palia.

Atrações de peso e prestígio aos artistas locais

Outra novidade dos festejos foram as apresentações de grupos musicais de peso: Sampa Crew, Sensação, Dose Certa, Percepção e o mais esperado Fundo de Quintal. O Grupo encerrou os festejos no Calçadão do Iracema, domingo, dia 16, onde mais de 10 mil pessoas estiveram presentes. “Foi o momento mais feliz de minha vida. O maior presente em meus 60 anos”, declarou Edna Chagas, que sambou no palco ao lado dos integrantes do Fundo de Quintal. Sem contar com as atividades educacionais, culturais e esportivas oferecidas por 7 horas no CEU Paulistano e pela supervisão de Esportes da Subprefeitura.

No sábado, a festa não deixou por menos. Além das mais de 5 mil pessoas que estiveram presentes na Ponta da Praia, brindadas com shows como de Sampa Crew e Sensação; houve diversos eventos nos CEU Paz; na comunidade da Rua Vitória Régia, onde se apresentou o grupo Idéia Maluca; atividades esportivas no CDC Augustinho Vieira, na Rua Nícia Coutinho e no Cefó, além de mais de seis horas de ações sociais, de cidadania e saúde no Largo do Icaraí.

“Parabéns à Brasilândia e à Subprefeitura que organizou esta tremenda festa”, disse a estudante Luiza da Silva, durante um dos eventos. “Não consigo parar de dançar”, emendou ao lado dela, Giovanna Isabella, de apenas 9 anos, que veio com os pais de Pirassununga para conferir a festa e estava animadíssima. “Samba bom demais, a festa está melhor do que nunca”, declarou a garota enquanto curtia o som do grupo Dose Certa.

Avaliações e agradecimentos

De acordo com o chefe de gabinete da subprefeitura Freguesia/Brasilândia, a avaliação da festa foi muito positiva, devido a integração entre a equipe que trabalhou com muito afinco desde do início do ano. “Foram diversas reuniões com órgãos competentes e comunidade para oferecer a melhor festa à Brasilândia. Afinal, o povo merece”, emendou o subprefeito. “Agradecemos a todos colaboradores pelo apoio recebido. É assim que se faz inclusão sócio-cultural”, lembrou o supervisor de cultura.

“O povo da Brasilândia mereceu uma festa desta magnitude que contou principalmente com o apoio de artistas locais, como Samba do Congo; Grupo Tamo Junto; Luz Nascimento; Banda Cidarttas; MC Júnior; Cagebe; S.A do Rap; MCs Oreia; Dan e Carioca; Identidade e Movimento; Black Mad; Zimbabwe; Produto do Mundo; Wilsinho do Peruche; DJs Dudu e Paulinho; Rafael Sorriso; Bem no Íntimo”, encerrou o supervisor de Cultura.

Colaboraram nos 67 anos da Brasilândia: Polícia Militar; Guarda Civil Metropolitana; Companhia de Engenharia de Tráfego; SPTrans, SPTuris; Defesa Civil; DRE; APEESP; APEOESP; Suvis; Secretaria Municipal de Cultura entres outros.