"Pensando – Leve"

Um trabalho para além da Reeducação Alimentar

O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Freguesia do Ó há muito tempo está atento às necessidades demonstradas pelos freqüentadores do local. Um elemento que comprovou esse cuidado foi à criação do Grupo Pensando Leve. A demanda inicial acerca da obesidade motivou o surgimento do grupo, que em seguida teve suas áreas de atuação ampliadas para outras doenças bastante comuns à sociedade como, hipertensão, colesterol alto e problemas cardiovasculares.

A equipe formada por profissionais do CECCO, da Unidade Básica de Saúde Vila Progresso, do Centro de Convivência e convidados, dedica-se ao esclarecimento sobre os métodos de prevenção para essas enfermidades, objetivando a qualidade de vida dos participantes por meio da inclusão de hábitos de vida saudáveis.


Ao longo dos 11 anos do projeto “Pensando Leve”, são realizadas reuniões semestrais que exigem preocupações específicas. A cada novo grupo formado, contratempos inéditos surgem, exigindo da equipe organizacional uma flexibilidade significativa para superá-los. Contudo, a principal dificuldade é a falta de disciplina dos usuários para acompanhar o programa. Também pode ser notado que a influência emocional agrava os casos de obesidade, devido à compulsão e ansiedade.
O grupo de reeducação alimentar é considerado uma experiência de sucesso pelo tempo de atuação e

número de indivíduos que ingressaram ao projeto, transmitindo o conhecimento absorvido a seus familiares. A gratificação maior está em auxiliar pessoas, que possuem acesso limitado e inadequado à informação, a recuperar sua auto-estima através da inserção de atividades que beneficiam a saúde.
O Centro de Convivência e Cooperativa Freguesia do Ó (CECCO) está localizado na Rua Antônio Genele, 30 - Jardim Monte Alegre - São Paulo - SP