Reunião aberta trata de preparativos dos 67 anos da Brasilândia

Próxima reunião será na quinta, dia 30. Festa de abertura será na sexta, dia 24

Mais de 70 pessoas participaram nesta quarta-feira, dia 22, da reunião sobre os preparativos para a festa dos 67 anos do bairro da Brasilândia. O encontro ocorreu no auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, à Rua João Marcelino Branco, 95, Vila Nova Cachoeirinha, a partir das 10h.

Dentre os presentes estavam vários líderes comunitários, articuladores culturais, artistas, músicos, jornalistas, representantes da sociedade civil e pública.

A abertura da mesa foi feita pelo supervisor de Cultura da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, que agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao subprefeito. “Primando pela transparência estamos hoje aqui reunidos com todos vocês, nossos parceiros, para organizar o aniversário deste importante bairro”, disse.

O chefe de gabinete, convidou aos presentes a se apresentarem e expor as ideias voltadas para a festa.

A abertura será nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro, data oficial de aniversário do bairro, com a apresentação do Samba do Congo, do Beat Brazuka e da Velha Guarda da Brasilândia, na Casa de Cultura da Brasilândia, das 19h às 21h.

As festividades serão realizadas de 14 a 16 de março e os detalhes serão definidos pela comissão concluída nesta quarta-feira. A próxima reunião com a comissão organizadora, será na quinta-feira, dia 30, a partir das 10h, no auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

“Escolhemos março para concluir as festividades, pelos eventos realizados neste início de ano, como o aniversário de São Paulo, Carnaval e aguardar a liberação de recursos, além de ser época de chuvas”, explicou o supervisor de Cultura.

“Os trabalhos estão a todo vapor, as definições e parcerias continuam se formando. O objetivo é levar o melhor à comunidade da Brasilândia”, encerrou o chefe de gabinete. “Nossa ideia é levar desde cultura, saúde, esportes, educação de 14 a 16 março para comemorar as festividades, valorizar a cultura local e trazer uma grande atração musical para encerrar a festa, a um público estimado em mais de 5 mil pessoas”, emendou o supervisão de Cultura.

Um pouco da História

Brasilândia surgiu na década de 30, alguns sítios e chácaras de cana de açúcar foram se transformando em núcleos residenciais, na zona norte da cidade de São Paulo. O crescimento de sua ocupação veio a formar o bairro denominado Brasilândia.

A população formou-se em 1946 pela família Bonilha, que era proprietária de uma grande olaria na região. Embora não fossem dotados de qualquer infra-estrutura, os terrenos eram adquiridos com grandes facilidades de pagamento, inclusive com a doação de tijolos para estimular a construção das casas.

Outro elemento incentivador da ocupação do bairro foi a chegada da empresa Vega-Sopave que, ao instalar sua sede na Brasilândia ofereceu moradia a seus empregados favorecendo um considerável número de famílias para a região.

Serviço
Abertura das Festividades
Quando: 24 de janeiro, das 19h às 21h
Onde: Casa de Cultura da Brasilândia
Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº

Festividades
Quando: de 14 a 16 de março