Subprefeitura reúne líderes de Cultura da Brasilândia para preparativos dos 67 anos do bairro

Casa de Cultura abrirá comemorações no dia 24 de janeiro. A festa será em 16 de março

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, por meio do supervisor de Cultura, reuniu-se nesta terça, dia 7, com representantes da Brasilândia para discutir os preparativos do aniversário de 67 anos do bairro.

Dentre os presentes estavam o coordenador da Casa de Cultura da Brasilândia, articuladores culturais e integrantes da comissão organizadora da festa.

Depois de muita avaliação, ficou acertado que a festa de aniversário da Brasilândia será no dia 16 de março, no Calçadão do Iracema, na Vila Brasilândia. A Casa de Cultura da Brasilândia vai abrir as festividades com a apresentação de vários artistas na sexta-feira, dia 24 de janeiro.

“Escolhemos esta data principalmente por ser depois da época das chuvas”, explicou o supervisor de Cultura. “Agora a maioria está focada no Carnaval e o pessoal da Brasilândia merece o melhor. Estamos atrás de uma atração especial”, completou.

Dentre as atrações já definidas estão: Luz Nascimento, o Samba do Congo, Beat Brazuka, Grupo Dandara e Grupo Sensação.

Nesta quinta-feira, dia 9, o supervisor de Cultura da região e a comissão organizadora estarão em conversa com o secretário de Cultura, para definir detalhes da festa. A próxima reunião será realizada na próxima quarta-feira, dia 15, na Casa de Cultura da Brasilândia, às 10h.

A estimativa do público para o evento de 5 mil pessoas.

Um pouco da História

Brasilândia surgiu na década de 30, alguns sítios e chácaras de cana de açúcar foram se transformando em núcleos residenciais, na zona norte da cidade de São Paulo. O crescimento de sua ocupação veio a formar o bairro denominado Brasilândia.

A população formou-se em 1946 pela família Bonilha, que era proprietária de uma grande olaria na região. Embora não fossem dotados de qualquer infra-estrutura, os terrenos eram adquiridos com grandes facilidades de pagamento, inclusive com a doação de tijolos para estimular a construção das casas.

Outro elemento incentivador da ocupação do bairro foi a chegada da empresa Vega-Sopave que, ao instalar sua sede na Brasilândia ofereceu moradia a seus empregados favorecendo um considerável número de famílias para a região.

Serviço
Abertura das Festividades
Quando: 24 de janeiro
Onde: Casa de Cultura da Brasilândia
Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº

Festa dos 67 anos da Brasilândia
Local: Calçadão do Iracema – Vila Brasilândia
Data: 16 de março