Mapa de georreferenciamento é disponibilizado para consulta

Com o mapa é possível localizar facilmente serviços públicos oferecidos na região da Freguesia do Ó e Brasilândia

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia está disponibilizando em seu site, uma nova e importante ferramenta. Trata-se do mapa de georreferenciamento, elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que é formado por representantes de diversas áreas, tanto do poder público, quanto da sociedade civil, que atuam nos distritos da Freguesia do Ó e Brasilândia.

No mapa será possível encontrar endereços e dados sobre atendimento nas áreas da Saúde (Postos de Atendimento), Educação (Escolas Municipais e Estaduais), Assistência Social (Unidades do Centro de Referencia em Assistência Social), Esporte (Ruas de lazer e Clubes da Comunidade), Habitação (Supervisão – Subprefeitura), Cultura (Casas de Cultura e Bibliotecas), Fóruns (Freguesia e Lapa) e Conselho Tutelar. Além destas, outras entidades que desenvolvem projetos no território também compuseram o mapa, como ONG’s e o Espaço Criança Esperança.

Em dezembro de 2010 o Mapa foi apresentado para as autoridades locais, que se comprometeram a apoiar e acompanhar o projeto e subsidiar no que for necessário para o bom andamento da ferramenta, com a finalidade de facilitar a atuação em rede.

Vale lembrar que este é um projeto piloto e que não existe em outras áreas da cidade.

Confira o mapa no link abaixo:

Mapa de Georreferenciamento Freguesia/Brasilândia

Histórico do GTI

O Grupo de Trabalho Intersetorial surgiu há dois anos e na época tinha outro enfoque: realizar encontros e discutir os problemas encontrados no tratamento de saúde mental na região.

Nestas reuniões foi possível perceber o grande impasse para os encaminhamentos dos casos, evidenciando a necessidade de fomentar a articulação intersetorial no território, como forma de possibilitar ao munícipe acesso às políticas públicas.

Diante disso, percebeu-se a necessidade de colocar os setores em contato e estabelecer um mapa onde todas essas informações estariam disponíveis sempre que necessário.

Com isso em mente, um representante de cada área foi nomeado para participar dos encontros e ajudar na criação do mapa, que hoje está pronto para ser uma valiosa ferramenta nos encaminhamentos.


As reuniões do GTI continuam e acontecem mensalmente sempre procurando aprimorar a ferramenta e estreitar os laços entre as instituições. No Grupo participam diversos representantes do poder público e sociedade civil, que atualmente é composto por:


Vara da Infância e Juventude do Foro Regional IV – Lapa
Representante: Beatriz Aparecida da Silva Martins
Coordenadoria do Centro de Integração da Cidadania (CIC Ferraz de Vasconcelos)
Representante: Roma Di Mônaco
Supervisão Regional de Saúde – Freguesia/Brasilândia
Representantes: Denise Lima Paiva (CAPS Brasilândia)
Ana Carolina Menko (UBS Vila Progresso)
Márcia Flora (CECCO)
Supervisão Regional de Assistência Social – CRAS Freguesia/Brasilândia
Representantes: Lidiane Borges
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Representante: Cilene de Moraes Cruz (CEFAI)
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia
Representantes: Lilian Santos
Espaço Criança Esperança São Paulo/ Instituto Sou da Paz
Representante: Adriana Toledo

 

Para elogios, dúvidas, críticas ou sugestões entre em contato através do e-mail: gtifreguesiabrasilandia@gmail.com.