Avenida Itaberaba, na Freguesia do Ó, é contemplada pelo maior programa de recapeamento da história de São Paulo

Percorrendo toda extensão da via, a obra abrange 59.760,00 m² e conta com investimento de mais de R$ 16 milhões

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), iniciou o recapeamento de toda extensão da Avenida Itaberaba, localizada no distrito Freguesia do Ó. A obra faz parte do programa que vai recapear 5.8 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas da Capital – sendo 59.760,00 m² na Avenida Itaberaba. É o maior programa de recapeamento que a cidade já recebeu, com investimento de mais de R$ 16 milhões na via que vai do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó à Avenida Inajar de Souza e aproximadamente 1 bilhão de reais por toda Cidade.

“É o maior programa de recapeamento da história da cidade, que utiliza modernas tecnologias e uma equipe de mais de 1 mil trabalhadores e 350 equipamentos como caminhões, rolos e caminhões-pipas distribuída por dez locais de diferentes regiões”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Estamos melhorando as vias e gerando empregos e renda”, completou.

A SMSUB mapeou a malha viária da cidade usando o Sistema Gaia, que identifica e classifica as vias paulistanas. “As maiores reclamações, em termos de zeladoria na cidade, são relacionadas ao asfalto. Por isso, fizemos o maior levantamento sobre condição, trepidação e qualidade do asfalto e se tornou base para que São Paulo tivesse informação precisa sobre o pavimento, com economia de recursos públicos e ganho de eficiência”, disse o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

A importância desse levantamento aparece agora no maior programa de recapeamento da cidade. São Paulo tem 17 mil km de vias. São 196 milhões de metros quadrados, com o asfalto em condições diferentes. O Gaia identifica a qualidade e o conforto do pavimento pela ondulação do asfalto. E classifica o estado da rua em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

O estudo proporciona que cada via paulistana receba o recapeamento que precisa, economizando recursos públicos. Onde o estudo do Gaia mostrou a situação ruim, o Pavscan, um scanner moderno, sinaliza o serviço que será realizado de acordo com o grau do desgaste. E um outro equipamento, o FWD – Falling Weight Deflectometer (Deflectômetro de Afundamento de Asfalto), se soma no diagnóstico para identificar se há necessidade de reparos profundos.

O Gaia funciona numa parceria inédita com a sociedade civil: 108 veículos, entre táxis e aplicativos, mapeiam a cidade rodando nela. O sistema foi desenvolvido pela SMSUB, em conjunto com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

O novo modelo permite o acompanhamento mensal das ruas e avenidas, além de identificar mudanças que ocorreram com o passar do tempo, seja por desgaste do asfalto ou mesmo por obras de concessionárias. Essa supervisão inédita facilita que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade.

Recapeamento amigável com o Planeta

Para melhorar a manutenção nas ruas da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo se uniu às concessionárias na qualificação da recomposição de pavimentos. O RAP – Reclaimed Asphalt Pavement é um material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, que é reciclado para novamente ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da Cidade de São Paulo, especialmente na execução dos Serviços de Reforço Estrutural, uma vez que estes materiais reciclados substituem a utilização de BGTC – Brita Graduada Tratada com Concreto, o que além de diminuir a demanda da retirada deste material (brita) do meio ambiente, gera economia de recursos para o município.

Os materiais são resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em um produto de melhor qualidade que o original, denominados Resíduo de Construção Civil Espumado (RCC Espumado) e Base de Material Fresado com Espuma de Asfalto (RAP Espumado), que desde outubro de 2021 são utilizados nos serviços da malha viária da cidade, por setores de obras da Secretaria Municipal das Subprefeituras e por cada uma das 32 subprefeituras.

A reciclagem do RAP está prevista nos contratos que resultarão da licitação de Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária em curso, sendo que em virtude do grande volume, especialmente de RAP que os serviços do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo geram, no edital de licitação está prevista a obrigatoriedade de que as contratadas reciclem pelo menos 50%, podendo chegar à totalidade, do material resultante da fresagem do pavimento das vias, e de resíduos da construção civil.

Além disso, foi certificado com o Selo Verde pelo Instituto Chico Mendes, já que não gera nenhum tipo de contaminação ambiental, uma vez que todo o processo ocorre em câmara fechada e fria. O PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental é a certificação ambiental concedida a instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.

Assim a população de São Paulo ganha duas vezes - pela qualidade do serviço prestado e pela questão ambiental, já que a Prefeitura, Sabesp e Comgás deixam de enviar para aterros sanitários boa parte dos resíduos de obras.