Ermelino Matarazzo em alerta contra a dengue e o chikungunya

Segundo dados divulgados pela SECOM, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos de Dengue foram notificados e 4.436 foram confirmados na cidade de São Paulo

A Subprefeitura Ermelino Matarazzo criou um comitê para ajudar na prevenção e conscientização da dengue e do chikungunya no Bairro. Este Comitê foi instituído na reunião do Governo Local, que aconteceu na sede da Subprefeitura nesta última terça-feira (31). Na ocasião, foram discutidas formas para combater o surto dessas doenças e também maneiras que a população colabore com os agentes de saúde.

O secretário-adjunto de saúde, Paulo Puccini, apresentou o quinto balanço do ano sobre a situação da dengue até a décima semana epidemiológica. No período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 4.326 casos notificados e, destes, 1.412 autóctones confirmados. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

O Plano Municipal de Combate ao Aedes-Aegypti ganhou reforço com a integração de equipes da Defesa Civil. Em cerimônia realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, 32 viaturas do órgão foram entregues devidamente adesivadas e equipadas com alto-falantes para a conscientização da população. Sete viaturas estão somente na região norte, mais atingida pela dengue.

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) considera que o aumento dos casos neste ano está associado ao calor, que acelera o desenvolvimento do mosquito e ao acúmulo de água limpa sem proteção, devido à crise de abastecimento dos últimos meses.