Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite

Sábado, 14 de Agosto de 2010

Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo que estejam com a vacinação em dia.


A segunda fase da vacinação contra a Poliomielite acontece no dia 14 de agosto, sábado. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a vacina, mesmo que estejam com a caderneta de vacinação em dia. A meta é imunizar, no mínimo, 95% da população alvo que, na capital, é de cerca de um milhão de crianças.

Rápida, segura e indolor, a vacina contra a paralisia infantil é aplicada por via oral. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os postos volantes estarão em funcionamento das 8 às 17 horas. A relação dos locais de vacinação poderá ser consultada pela Central 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

Atualizar a caderneta
No dia da campanha, as crianças poderão receber outras vacinas e atualizar a caderneta de saúde, tais como: BCG (contra as formas graves da tuberculose), conta a Hepatite B, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo influenza tipo b).

O que é Poliomielite
Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.

Bloqueio contra a doença
Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso, mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, deve tomar a vacina para a formação desse bloqueio.

Doença sob controle
A doença está sob controle no país, sendo o último caso de Poliomielite registrado no Brasil em 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.