GEVID promove evento esportivo pelo enfrentamento à violência contra a mulher

Evento acontecerá neste sábado, em Cidade Tiradentes

O Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público do Estado de São Paulo realiza no próximo sábado (28/11), a partir das 7h30, o “Movimento Pela Mulher em Cidade Tiradentes”. O evento, que será realizado no Parque do Rodeio, em Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital, será uma ação esportiva para marcar a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. O evento terá a presença do hexacampeão mundial de skate Sandro Dias, com a ação “Skate por Amor”.

A ação - que incluirá alongamento, caminhada e corrida com percurso de 5 quilômetros -, será marcada a cada quilômetro por um banner com informações sobre as datas que integram a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência à Mulher’: Consciência Negra (20); Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25); Dia Internacional de Luta contra a Aids (1º/12); Dia do Massacre de Montreal (6/12); e Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos (10/12).

Ao término do circuito haverá a apresentação do skatista Sandro Dias. Mais conhecido como “Mineirinho”, Dias nasceu em Santo André, é skatista profissional desde 1995 e acumula uma série de troféus e medalhas. O hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding, tricampeão europeu e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles é mais um dos que integram a campanha “Eles por elas na luta da violência contra a mulher”.

Segundo a Promotora de Justiça Fabíola Sucasas, do GEVID-Leste II, o evento pretende mobilizar os serviços da área, dos equipamentos e do espaço público ali disponíveis para promover reflexão sobre as lutas relacionadas aos direitos humanos que abrangem o período dos 16 dias de ativismo e também como forma de estimular a prática do esporte como meio de transformação a caminhos sem violência. “Naquele território fizemos um trabalho por dois anos, resultado de articulação do GEVID, Saúde e a Assistência. Esse evento guarda uma conotação simbólica desta parceria, mostrando que o enfrentamento deve continuar. Além disso, a presença do Sandro Dias e sua intenção em chamar os jovens a dizer não à violência contra a mulher têm uma representatividade ímpar, pois é um atleta conhecido mundialmente e é tido como exemplo e referência de muitos adolescentes.”

O “Movimento Pela Mulher”, idealizado pela Promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, de Taboão da Serra, é um projeto de caráter preventivo e restaurador que visa empoderamento, igualdade e justiça para todas as mulheres, além do incentivo à qualidade de vida e prática de esportes. Nesta edição em Cidade Tiradentes, o evento conta com a organização conjunta da subprefeitura de Cidade Tiradentes, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - por meio da Coordenadoria Regional Leste (CRSL) e Supervisão de Cidade Tiradentes -, a ONG Casa Anastácia (Centro de Defesa e Convivência da Mulher), a diretoria da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo (APMPE), Projeto Vida Corrida e o Centro de Integração e Cidadania (CIC) Leste.

16 Dias de Ativismo

A “Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” surgiu em 1991 e, atualmente, ocorre em 159 países, entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro, com o objetivo de debater e denunciar as múltiplas e complexas formas de violência que assolam a vida das mulheres no mundo.

As datas históricas que integram a Campanha são: 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres; 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS; 6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha Laço Branco); e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095