Cidade Tiradentes recepciona integrantes do projeto Jovem SUS

Quarenta jovens atuarão em 10 unidades básicas de saúde

Dos 800 bolsistas aprovados no Projeto Jovem SUS, 40 atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cidade Tiradentes, a partir de 1º de outubro. O programa executado pelas secretarias da Saúde; do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Coordenação de Políticas para Juventude, qualifica jovens desempregados para atuar nas 200 UBS espalhadas nas seis regiões de saúde da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro). Os jovens ajudarão a melhorar o atendimento nas unidades.

Os jovens com idade entre 18 e 29 anos serão preparados para o mercado de trabalho e terão como atribuições:

• Receber o usuário e seus acompanhantes na UBS, ouvindo-os com atenção, respeito e buscando compreender e atender às dúvidas e solicitações;
• Orientar e informar sobre os serviços e a circulação dentro da Unidade;
• Participar, junto com a equipe da UBS, das atividades desenvolvidas;
• Participar de treinamento, capacitação e reuniões relativas às atividades desempenhadas;
• Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo grau de complexidade, conforme orientação da gerência da Unidade de Saúde.

As capacitações para os jovens ocorrerão nos dias 16/10, 23/10 e 26/10, nos períodos manhã e tarde, na Escola Municipal de Saúde Regional Leste 2 (Rua Dr. Aureliano da Silva Arruda, 403 – São Mateus, telefone 2013-3635/2017-2971).

Além dos dias citados acima, os jovens também serão capacitados dentro das Unidades, terão conhecimento de todos os setores da Unidade de Saúde, recepção, arquivo, regulação entre outros, para que entendam o funcionamento da Unidade e possam orientar os usuários.

• 23/09/15 – Foi realizada a recepção dos jovens na Supervisão Técnica de Saúde Cidade Tiradentes, com os gerentes e com a supervisora de saúde, que, juntamente com as assessorias, efetuaram as boas vindas aos jovens. A supervisora de saúde também apresentou o território aos jovens.
• 28/09/15 – Os jovens apresentaram a devolutiva de como foi a recepção nas Unidades de Saúde. Relataram que a experiência está sendo muito positiva e que estão sendo muito bem acolhidos pelos gerentes e demais profissionais das Unidades.
• 29/09/15 – Projeto Jovem SUS é apresentado aos aprovados em evento no Anhembi, com a presença de todos os jovens SUS, presença do prefeito, dos secretários de Saúde e de Direitos Humanos, presença dos supervisores de saúde, entre outras autoridades.

São quatro jovens por Unidade de Saúde, totalizando 40 jovens, ficam 02 pela manhã (foto 1) e 02 no período da tarde (foto 2). As Unidades contempladas são: Castro Alves, Inácio Monteiro, Projeta Jeremias, Barro Branco, Carlos Gentile, Tiradentes, Dom Angélico, Fazenda do Carmo, Ferroviários e Gráficos.