Prefeitura no Bairro agiliza a entrega de mais de 800 títulos de quitação de moradias em Cidade Tiradentes

Desde a última segunda-feira (21), postos móveis realizaram 10 mil atendimentos na praça Maria da Graça dos Reis, em frente ao terminal de ônibus do bairro

A ação integrada Prefeitura no Bairro agilizou a entrega de mais de 800 títulos de quitação final de imóveis da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) em Cidade Tiradentes, zona leste da capital. Desde a última segunda-feira (21), postos móveis de serviços municipais realizaram 10 mil atendimentos na praça Maria da Graça dos Reis, em frente ao terminal de ônibus do bairro.

Em visita ao bairro na manhã deste sábado (26), a prefeita em exercício Nádia Campeão defendeu a importância da aproximação da administração municipal com a população dos bairros. “Nesta semana fizemos muita coisa em Cidade Tiradentes, porque demos prioridade a quem mais precisa. A equipe de habitação esteve aqui e fez um trabalho inédito com 1500 atendimentos e vai continuar na subprefeitura, porque temos 40 mil unidades da Cohab em Cidade Tiradentes”, afirmou Nádia Campeão.

Com os resultados positivos verificados na ação Prefeitura no Bairro, o atendimento da Cohab no bairro se tornará permanente, em um posto avançado na subprefeitura de Cidade Tiradentes. Trata-se de uma iniciativa inédita para agilizar a regularização dos imóveis de habitação popular.

A entrega dos títulos de quitação aconteceu ao longo da semana, por meio de uma parceria entre a Cohab e a subprefeitura, que auxiliou na comunicação com as famílias que teriam o documento disponibilizado. “Eu queria chamar a atenção para a importância deste documento, que é emitido depois que a pessoa termina de pagar o imóvel. Sem ele, a Cohab continua com a propriedade do imóvel e a pessoa, apesar de ter quitado, fica desprotegida com relação ao seguro e também às garantias para herdeiros e familiares”, explicou João Abukater, presidente da Cohab.

Após a visita à praça de atendimento, Nádia Campeão vistoriou as obras do projeto Florestan Fernandes, em que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 estão construindo 396 unidades habitacionais em mutirão de auto-gestão, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Atendimento e zeladoria

Além da Cohab, outro destaque da 24ª edição doPrefeitura no Bairro foi a tenda da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou 4 mil atendimentos, com testes de HIV, orientação para saúde bucal e nutricional, e vacinação de animais. Além disso, a assistência social prestou 220 atendimentos, com informações, cadastro social e encaminhamentos. A ação Prefeitura no Bairro será encerrada neste domingo (27), com um passeio ciclístico por Cidade Tiradentes com mais de 400 pessoas.

Nesta semana, o programa atendeu a região de Vila Paulista, Castro Alves, Santa Etelvina, Souza Ramos e Maravilha, abrangendo uma área em que vivem cerca de 30 mil pessoas. No período, 92 ruas receberam trabalhos intensificados de zeladoria. Foram tapados 56 buracos e receberam limpeza 577 bocas de lobo e 216 metros de galerias. No total, 34,9 mil metros quadrados foram capinados e 8.856 metros de guias e 313 postes foram pintados. Foram retiradas das ruas 165 toneladas de terra ou entulho e 38 toneladas de grandes objetos, como móveis e eletrodomésticos descartados.

Ação também criou 70 vagas de estacionamento em bolsões na avenida dos Metalúrgicos, próximos ao Hospital de Cidade Tiradentes e ao Centro Educacional Unificado Água Azul. A travessa Caminho de São Tiago ganhou recuperação da escadaria, reparos no pavimento, melhoramento do sistema de drenagem, com execução de 120 metros de guias e sarjetas, bem como a execução de 250 metros quadrados de passeio com implantação de platô para caçamba de lixo.

Acompanharam a visita neste sábado os secretários municipais Alexandre Padilha (Saúde), José Floriano (Saúde), Simão Pedro (Serviços), Nabil Bonduki (Cultura), Luiz Antonio Medeiros (Coordenação das Subprefeituras).

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu em Lauzane Paulista, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em São Miguel Paulista, na zona leste; no Jabaquara, zona sul; em Perus, zona norte; Ermelino Matarazzo, na zona leste; no Jaguaré, zona oeste; na Vila Prado, zona norte; no Jardim Flor de Maio, na zona norte; em Sapopemba e Guaianases, na zona leste; no Capão Redondo, zona sul; na Vila Medeiros, zona norte; em Pedreira, zona sul; na Parada de Taipas, zona norte; no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda da 2ª fase do programa

Em função dos feriados, as ações nas regiões de Capela do Socorro e São Mateus começarão excepcionalmente na terça-feira. As praças de atendimento nas regiões abaixo ficarão instaladas por uma semana.

- 28 de setembro: Butantã

- 5 de outubro: Freguesia

- 13 de outubro: São Mateus

- 19 de outubro: M’ Boi Mirim

- 3 de novembro: Campo Limpo.

 

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação