Crianças palestinas são homenageadas com plantio de árvores

Ato de homenagem aconteceu no Parque Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes

O ciclo Ocupação e Resistência na Palestina – um ano da ofensiva israelense, começou em 22 de julho, com debates que abordaram o aniversário das operações militares de Israel contra a Palestina. Em seu encerramento, um ato de homenagem inaugurou, no Parque Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes, o plantio de um bosque com 551 árvores correspondente à quantidade de crianças mortas nos ataques.

As crianças mortas representam aproximadamente ¼ das vítimas fatais palestinas da terceira grande ofensiva israelense em cinco anos contra a Faixa de Gaza, entre 8 de julho e 26 de agosto de 2014. Durante 51 dias de bombardeios, os ataques mataram, no total, 2.251 pessoas, majoritariamente civis, de acordo com o relatório do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, divulgado em junho de 2015.

Como homenagem às crianças, o ato envolveu também o lançamento da campanha contra a impunidade israelense que permite a repetição do massacre e a perpetuidade da ocupação da Palestina. Um marco a ser instalado na entrada do parque informará o nome “Bosque Crianças da Palestina” e também o contexto da homenagem e os nomes das 551 crianças mortas.

O plantio de 50 mudas foi realizado no dia 25 de agosto, como ato simbólico inaugural, por crianças moradoras de Cidade Tiradentes, pelo Embaixador da Palestina, pelo Subprefeito de Cidade Tiradentes, pelo Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pela presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) e por representantes de movimentos sociais.

Logo depois, no teatro do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, os representantes foram convidados para o ato político de lançamento da campanha contra a impunidade e a ocupação israelenses, cujo fim é condição para a paz na Palestina.