Prefeitura lança programa de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos

São 2.450 vagas em cursos de especialização e aperfeiçoamento disponíveis aos educadores da rede municipal

 As secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME) lançam, na próxima terça-feira, dia 30, às 19h, no Theatro Municipal, os cursos de Pós-Graduação em temas de Educação em Direitos Humanos. Voltados para educadores da rede municipal de ensino, os cursos abordarão temas como: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social; Educação Infantil, Infâncias e Arte; Educação em Direitos Humanos; Gênero e Diversidade na Escola; Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola; Política de Promoção da Igualdade; e Política Lingüística para Educação Escolar Indígena.

Oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo, numa articulação com o Ministério da Educação (MEC), os cursos integram a Universidade Aberta do Brasil, com as aulas acontecendo em 15 CEUs da cidade. Ao todo, são 2.450 vagas, já integralmente preenchidas. Deste total, 1.450 educadoras e educadores da rede municipal de educação iniciaram recentemente as atividades da primeira etapa, em parceria com a Unifesp. Os outros 1.000 educadores começam as aulas nos próximos dias, dessa vez em parceria com a UFABC.

Aula inaugural

A aula inaugural das temáticas "Gênero e Diversidade na Escola" e "Educação em Direitos Humanos", ocorreu no dia 30 de maio, no CEU Casablanca. Na ocasião, o secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili, ressaltou a importância deste tipo de formação em uma sociedade marcada por um histórico de violências, como o genocídio indígena, a escravidão e ditaduras militares.

“O momento político que vivemos é complicado, pois há perigo real de retrocessos graves na agenda de direitos humanos no país, como a redução da maioridade penal e a revogação do estatuto do desarmamento. Agora, mais do que nunca, estes cursos que estamos oferecendo à rede municipal são necessários, para fazer de nossas escolas espaços de promoção de direitos e valorização da diversidade”, disse Sottili.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Joane Vilela, reforçou durante o ato a importância de inserir a temática dos Direitos Humanos nos cursos para educadores da rede. “É uma grande satisfação ampliar o número de cursos e vagas em nossos polos da Universidade Aberta do Brasil e incluir estes temas”. Segundo Vilela, há uma demanda enorme por esta temática. “Tivemos quase nove mil inscritos para 2.450 vagas, o que demonstra a importância dos cursos”.

O encontro foi encerrado com uma conferência com o professor Bruno Konder Comparato. “Nosso desafio é desfazer a obra da escravidão”, definiu o professor, parafraseando Joaquim Nabuco. “A tarefa é complicada, mas nós que estamos envolvidos com a educação acreditamos que ela é possível, independente de partidos políticos, pois o nosso partido é o dos direitos humanos e da valorização das diferenças”, ponderou Comparato.

Mais informações sobre os cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos podem ser acessadas no Portal Educação em Direitos Humanos

Lançamento do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos
Dia 30 de junho, 19h
Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, s/n
Assessoria de imprensa
Luciano Moraes Velleda
Tel.: +55 (11) 97206-7749
lucianovelleda@prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania