Plano de obras no Corredor Leste-Itaquera dá início à expansão dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana previstos no Plano Diretor

Com a novidade, o entorno do Eixo passa a contar com benefícios que promovem a otimização e humanização dos espaços, além da melhoria na mobilidade urbana

 A Prefeitura de São Paulo acaba de dar mais um passo no fortalecimento da aplicação do Plano Diretor Estratégico (PDE) com a publicação do decreto que ativa o Eixo de Estruturação da Transformação Urbana previsto para o Corredor Leste-Itaquera.

Na prática, a partir de agora, as quadras ao longo desse novo sistema de transporte coletivo terão incentivos urbanísticos e fiscais para o adensamento construtivo e populacional, uso misto entre imóveis residenciais e não residenciais e qualificação dos espaços públicos.

A ativação do Eixo previsto para o Corredor Leste-Itaquera ocorre com o plano de obras de implantação do corredor de ônibus na Avenida Itaquera – entre a Avenida Aricanduva e a Rua Serra das Divisões – e também da obra do Terminal Viário Urbano, Terminal Intermunicipal e/ou Rodoviário Itaquera na Avenida Líder.

Adensamento ao longo dos eixos

Assim como ocorre nos Eixos já existentes, na área de influência do Corredor Leste Itaquera, por exemplo, todos os novos empreendimentos deverão ter um número mínimo de unidades residenciais, podendo-se construir até 4x a área do terreno, o que otimiza o aproveitamento do solo em áreas bem localizadas da cidade.

Para acessar o decreto na íntegra, clique aqui.

Para saber mais sobre a estratégia do PDE de orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público, clique aqui.

Com esse aumento do coeficiente de aproveitamento pretende-se orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público, reequilibrando a oferta de emprego e moradia na cidade, diminuindo o tempo e a distância dos deslocamentos, melhorando a mobilidade e favorecendo a relação das pessoas com a cidade.

Humanização dos espaços públicos e mobilidade urbana

Para qualificar os espaços públicos e melhorar a experiência do pedestre, foi definida a largura mínima de 5m nas calçadas dos lotes com frente para os Eixos e de 3m nas calçadas localizadas nas suas áreas de influência. Além disso, passam a ser aplicáveis os incentivos para construção de fachadas ativas, que buscam humanizar o passeio público pelo contato do térreo das edificações com usos como padarias, farmácias e creches.

Com a rede de transporte estruturada, o desestímulo ao uso do automóvel nos empreendimentos próximos ao Eixo se dará com a limitação dos incentivos para a construção de vagas de garagem. Isso significa que a partir de agora essas áreas serão computáveis se excederem uma vaga por unidade habitacional e uma vaga para cada 70m2 de área computável nas construções não residenciais.

 

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Fonte: Gestão Urbana SP