Cidade Tiradentes na guerra contra a dengue

Ações do Governo Local acompanham mobilização nacional contra a doença

Todos os dias, dezenas de agentes da Prefeitura de São Paulo saem a campo para combater e prevenir a dengue e a febre chikungunya, hoje os principais inimigos públicos da cidade.

Transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, essas doenças vêm afetando uma quantidade maior de pessoas este ano, com mais de oito mil casos confirmados de dengue apenas na capital paulista no primeiro trimestre de 2015, contra cerca de três mil no mesmo período de 2014. No Estado, o número de casos chega a 167 mil. Em âmbito nacional, o total de doentes passou de 135 mil para 460 mil.

Em São Paulo, o surto de dengue pode ser explicado pela crise hídrica que vem afetando principalmente o Sudeste do país – com o aumento do armazenamento inadequado de água – e pela elevação da temperatura global, já que o Aedes Aegypti não gosta de frio.

Para combater a doença, a Prefeitura de São Paulo vem intensificando as operações de combate e prevenção. Em Cidade Tiradentes, dezenas de profissionais de saúde, com o apoio dos demais setores da Subprefeitura, vêm desenvolvendo, cotidianamente, ações de combate.

Ação inclui limpeza dos pontos viciados de lixo, que também servem de criadouro para o mosquito