Atividades do 31º Aniversário discutem identidade local

Com as atividades comemorativas de aniversário, em abril, moradores têm oportunidade de discutir a sua identidade como cidadãos

Ao contrário do que muita gente pensa, a idade de Cidade Tiradentes não é ponto pacífico. De um lado, há o hábito, criado no início da década de 1990, de se comemorar o aniversário do bairro, no dia 21 de abril (Dia de Tiradentes), como se o maior complexo habitacional da América Latina tivesse nascido em 1984 (31 anos, portanto, em 2015).

É que em 1984 foram entregues as primeiras unidades do Conjunto Habitacional Santa Etelvina, nome da antiga fazenda existente na região. Essa parte de Cidade Tiradentes cresceu a partir do entorno da Praça Lino Rojas, mais conhecida como “Meia Cinco”, e se expandiu ao redor das avenidas dos Metalúrgicos e dos Têxteis.

Fazenda Santa Etelvina, onde hoje é o Terminal Cidade Tiradentes. Na casa maior do centro da foto funciona atualmente a Casa de Cultura local.

Por outro lado, há quem defenda a inauguração do Conjunto Habitacional Prestes Maia, ocorrida em 1975, como o verdadeiro marco fundador do bairro. Nesse caso, Cidade Tiradentes completaria 40 anos neste mês de abril.

Há ainda uma terceira hipótese: a edição da Lei 11.220, de 1992, que elevou à condição de distrito (ver mapa) o conjunto de conjuntos habitacionais construídos de forma dispersa na área rural coberta de mata atlântica de Guaianases. O desconhecimento generalizado sobre esse fato, inclusive, leva boa parte dos moradores do setor Prestes Maia a se sentir pertencente a Guaianases. Pelo mesmo motivo, muitos residentes do setor Vila Yolanda acham que são cidadãos do município vizinho de Ferraz de Vasconcelos.

Outro marco importante dessa história é a instalação da Subprefeitura, em 2002, ato oficial que, além de desmembrar Cidade Tiradentes do território de Guaianases, transformou o distrito numa das atuais 32 unidades político-administrativas do município de São Paulo.

É devido a essa controvérsia que será realizado, no dia 17 de abril, às 18h30min, no auditório do CEU Inácio Monteiro, o seminário A idade de Cidade Tiradentes em debate. A mesa do seminário será composta pelos palestrantes Edimilson Peres Castilho e José Donizete Cazzolato.

________________________________________________________________

Edimilsom Peres Castilho

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a dissertação A Praça dos Trabalhadores de Guaianases, Edimilsom integrou a equipe da SP Urbanismo, que implantou o programa Centro de Bairros, construindo 50 praças na periferia, entre as quais as da Avenida dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes, entre 2001 e 2004.

Também participou do programa 100 Parques para São Paulo, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que implantou em Cidade Tiradentes, entre 2008 e 2013, o Parque Vila do Rodeio, o Parque da Consciência Negra, o Parque da Ciência e a Praça Barro Branco.

No dia 22 de abril, defenderá a tese de doutorado intitulada A contribuição da habitação popular no processo de acumulação capitalista no Brasil – o caso do complexo habitacional Cidade Tiradentes (1975 a 1998).

José Donizete Cazzolato

Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação Os bairros como instância territorial local – contribuição metodológica para o caso de São Paulo, José Donizete é pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap). Integrou a equipe que entre 1989 e 1991 reestruturou a divisão territorial da cidade de São Paulo, quando foi criado o distrito de Cidade Tiradentes. Em 2011, publicou, pela editora Ofitexto/CEM, o livro Novos estados e a divisão territorial do Brasil - uma visão geográfica.

________________________________________________________________

Miguel Reis Afonso, secretário municipal adjunto de coordenação das subprefeituras, subprefeito interino de Cidade Tiradentes, e José Abilio Ferreira, assessor de comunicação da Subprefeitura, farão a mediação do debate entre os palestrantes e os moradores presentes no seminário.

Memória e negritude

Outras três atividades comemorativas do aniversário discutirão a memória e a identidade cultural e étnica de Cidade Tiradentes. No dia 18, o Instituto Pombas Urbanas realiza o seu já tradicional Café Memória, que regularmente vem colhendo depoimentos dos moradores do bairro. Na ocasião será reaberta ao público, após reforma, a Biblioteca Comunitária Milton José de Assumpção, nome de um dramaturgo negro, morador de Cidade Tiradentes vindo do bairro do Bexiga e falecido em 2011.

No dia 14, a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes apresentou ao vivo uma rádio-novela baseada no depoimento de Dona Neusa, moradora da região há 70 anos. A Fábrica de Cultura também será parceira do Conexão CT, evento organizado pelo Coletivo Cultural Alvorada, que no dia 25, a partir das 14h, fará um tributo ao cantor e compositor Agostinho dos Santos, nascido nessa data.

________________________________________________________________

Agostinho dos Santos – do Bexiga para o mundo

Nascido em São Paulo, no dia 25 de abril de 1932, Agostinho dos Santos jogava futebol nos times de várzea do bairro do Bexiga e freqüentava o Cordão Carnavalesco, hoje Escola de Samba, Vai-Vai.

Ajudou a fundar, em 1961, o Aristocrata Clube, associação de negros de classe média com sede social no centro da cidade e clube de campo no Grajaú, na zona sul, onde os associados tinham piscina própria para se divertir, já que eram impedidos de entrar nos demais clubes da cidade, a não ser como atletas.

Agostinho começou a carreira artística como crooner de orquestra. Em 1955 foi para o Rio de Janeiro trabalhar com Ângela Maria e Sílvia Teles na Rádio Mayrink Veiga. Um ano depois, já gravava um LP (Uma Voz e seus Sucessos), com músicas de Tom Jobim e Dolores Duran, compositores então iniciantes.

Ganhou projeção internacional em 1959, quando colocou sua voz no filme Orfeu Negro, do diretor francês Marcel Camus, nas cenas em que o protagonista canta as canções “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, e “A Felicidade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Na autobiografia publicada no Brasil em 2008, com o título de A origem dos meus sonhos, Barack Obama revela que foi Orfeu Negro, Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, que levou sua mãe Stanley Ann Dunham Soetoro, garota norte-americana branca de classe média, a se apaixonar pelo queniano Barack Hussein Obama, com geraria o futuro presidente dos Estados Unidos.

Agostinho dos Santos morreu no dia 11 de julho de 1973, quando o Boeing da Varig em que viajava incendiou e caiu, a quatro quilômetros do aeroporto de Orly, em Paris, causando a morte de 122 de seus 134 ocupantes, no que na época foi classificado como o maior desastre da aviação comercial brasileira.

________________________________________________________________

A ação homenageia os mais de 50% de moradores do distrito que se autodeclararam negros no último censo do IBGE (2010). Na ocasião será servida uma feijoada, ao preço de R$ 15 cada uma. Ao anoitecer, também haverá cinema ao ar livre, com a exibição do vídeo No Fluxo, dirigido por Renato Barreiros, e o lançamento do curta Fabrik Funk – a realidade de um sonho, uma realização da USP e da University of Victoria, do Canadá.

A antropóloga da USP, Rose Satiko – que também faz aniversário nesse dia – e os integrantes do elenco do filme, todos moradores de Cidade Tiradentes, participarão de uma roda de conversa sobre o empreendedorismo cultural no território, tema de fundo desenvolvido em Fabrik Funk.

 

Subprefeitura Cidade Tiradentes
Assessoria de Comunicação
Arte do mapa: Glaucia Maria Torres Calazans

 

PRÓXIMAS ATIVIDADES

 

Dia 21, a partir das 8h.
DESFILE CÍVICO
Participarão do desfile as polícias Civil e Militar, as guardas civis Metropolitana e Ambiental, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Aeronáutica, o Tiro de Guerra de Suzano, escolas e organizações sociais da região.
(Em frente à EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Melo)

 

Dia 21, a partir das 14h.
SHOW DE ANIVERSÁRIO
A Rádio Tropical FM traz para Cidade Tiradentes atrações como Art Popular, MC Dede, Pixote, Ellen Caroline, Ludmila e Onze 20, entre outros.
Terminal Metalúrgicos

 

Dias 24 a 28
SEMANA DO BEBÊ
Todos juntos pela primeira infância
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)
Rua Inácio Monteiro, 6900

Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti
Av. dos Metalúrgicos, 1945

Praça Maria da Graça dos Reis (em frente ao Instituto Pombas Urbanas)

Confira a programação e inscreva-se. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude

 

Dia 25, às 9h.

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

CEU Inácio Monteiro

Rua Barão Barroso do Amaral, s.n. Tel.: 2518 9042

 

dIA 25, a partir das 14h.
CONEXÃO CT
A atividade inclui um tributo a Agostinho dos Santos (1932 – 1973), a exibição do filme No Fluxo, de Renato Barreiros, e o Pré-lançamento do filme Fabrik Funk – a realidade de um sonho, de Alexandrine Boudreault-Fournier, Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes, tudo isso acompanhado de uma deliciosa feijoada.
Espaço Alvorada
Avenida dos Metalúrgicos, 1.081 – sobreloja – Tel.: 97169 9378 / 98123 8589.

 

Dias 25 e 26, a partir das 9h.
CAMPEONATO CHRIST STYLE DE SKATE
Praça Maria da Graça dos Reis
(em frente ao Terminal Cidade Tiradentes)

 

Dias 1º a 03 de maio.
GRAFITAGEM
Uma equipe de grafiteiros homenageará o aniversário de Cidade Tiradentes, registrando a sua arte nos muros da Avenida dos Metalúrgicos e do Centro de Formação Cultural.