Município busca parceiro privado para construir centro de serviços na Cidade Tiradentes

Edital de alienação com encargos de terreno de 632 mil m² da Cohab na Cidade Tiradentes será publicado para consulta pública nesta terça (24). Objetivo é levar entre 3.000 a 4.000 empregos para região que só conta com 0,1% das ofertas de trabalho

A Prefeitura de São Paulo lançará para consulta pública nesta quarta-feira (24) o edital de alienação com encargos de um terreno de 632 mil m² na Cidade Tiradentes, na zona leste, que pertence à Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab). O objetivo é que parceiros privados apresentem projetos, adquiram a área e construam o primeiro centro comercial e de serviços da região, com potencial para gerar entre 3.000 a 4.000 novos postos de trabalho.

O prefeito Fernando Haddad já havia anunciado a medida em visita ao bairro no fim da janeiro. “Cidade Tiradentes é quase um bairro dormitório. O número de empregos por habitantes é muito baixo. Para piorar, os serviços privados e públicos, praticamente, são inexistentes. Isso impacta, e muito, a qualidade de vida do lugar, porque as pessoas têm de se deslocar para ter acesso ao que todos têm em seus bairros”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

O bairro do extremo leste conta com uma população superior a 220 mil pessoas, mas concentra apenas 0,1% das ofertas de empregos da cidade de São Paulo, ou pouco mais de 4.500 postos de trabalho. Cidade Tiradentes também tem déficit de serviços, não contando, por exemplo, com uma agência da Previdência Social e a sede da subprefeitura estar localizada fora de seu território e operando dentro de um supermercado.

“Essa gleba está se inserindo dentro dos princípios do Plano Diretor, que é a geração de empregos na periferia. Equilíbrio entre moradias, serviços e comércio. Ou seja, buscar harmonia dentro dos bairros e dos bairros entre si para que a questão da mobilidade seja mais bem equacionada”, disse o prefeito.

Mesmo com a venda do terreno, além da manutenção do Centro Educacional Unificado (CEU) no local e a preservação ambiental de um terço da área, parte do terreno será destinada uma nova sede da administração regional e o parceiro será obrigado a seguir as orientações municipais. A área corresponde a cerca de 40% do Parque Ibirapuera, na zona sul.

“Com isso, você constitui ali uma centralidade de bairro e em um terminal do futuro monotrilho, onde chegará a última estação. É exatamente ali. Ganha uma sinergia grande de serviços públicos, privados, área comercial em um lugar só. O futuro da Cidade Tiradentes vai mudar muito com isso e para melhor”, afirmou o prefeito.

O preço estimado do terreno é de R$ 73 milhões, que serão utilizados pela Cohab para construir novas unidades habitacionais em outras regiões da cidade. Desde a década de 1970, a Prefeitura já construiu mais de 40 mil moradias em Cidade Tiradentes, mas os serviços e oportunidades ainda são escassos, levando os moradores a percorrerem longas distâncias.

“A nossa orientação é a de tentar levar serviços e empregos para a região e não construir habitações, já que a Cohab construiu lá 40 mil unidades. Não tinha mais porquê avançar nisso. Não pode ter uma cidade de 250 mil habitantes que não tem uma loja ou um banco”, disse o presidente da Cohab, João Abukater Neto.

Edital

O edital estará disponível para consulta pública por cerca de 30 dias. Após essa data, a Comissão Permanente de Licitação (Copel) irá se reunir e decidir os ajustes que devem ser feitos para a publicação da versão final do edital. Com a publicação final, empresas e particulares interessados devem entrar em contato com a Copel.

Os interessados em participar poderão apresentar sugestões, críticas ou opiniões enviando e-mail, devidamente identificado, por meio do endereço eletrônico copel@cohab.sp.gov.br. As empresas ou consórcios podem efetuar protocolo no setor de Licitações da Cohab-SP – Copel na rua Líbero Badaró, 504, 24º andar, sala 243-A.

Participaram do anúncio, além do prefeito Fernando Haddad e o presidente da Cohab, os secretários municipais José Floriano de Azevedo Marques Neto (Habitação) e Chico Macena (Governo).

Texto: Secretaria Executiva de Comunicação

Crédito Fotos: Fernando Pereira / Secom