Exposição “Nordeste reinventado na imagem gravada” é aberta no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Depois de ficar em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a exposição “Nordeste Reinventado na Imagem Gravada”, com curadoria de Bené Fonteles, segue, a partir do próximo sábado, dia 8 de novembro, para o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. A mostra, que fica em cartaz até 11 de janeiro de 2015, traz cerca de 200 obras de xilogravura realizadas por 27 gravadores, entre eles Stênio Diniz, Gilvan Samico, José Lourenço e Francisco de Almeida.

Fonteles é artista plástico, compositor, escritor e pesquisador especializado em xilogravura, método que ele estuda desde a década de 1980. Ele irá doar todo o seu acervo de “Xilogravura Nordestina – Trajetória e Evolução” para a Coleção de Arte da Cidade, sediada no CCSP. Em 2011, o curador expôs, no Memorial da Cultura Cearense, este acervo que agora chega a São Paulo inserido em uma mostra ainda mais ampla. Está presente na seleção de obras toda a riqueza estética e o universo cultural que marca esta forma de arte. Em outubro deste ano, Fonteles lançou o catálogo da exposição no Centro Cultural São Paulo.

Além das xilogravuras, o visitante também poderá consultar um acervo de literatura de cordel ilustrado pelos xilógrafos e um atelier de xilogravura, com oficinas do gravador José Lourenço aberto ao público.

Serviço:

Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6.900, esquina com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes, Zona Leste.

Tel. 2555-2840. Abertura: dia 8/11, 11h.

Visitação: De 9 de novembro a 11 de janeiro de 2015.

3ª a sáb., das 10h às 22h. Grátis. Livre.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura