Grupo Pombas Urbanas lança mostra teatral comemorativa de 25 anos

Coletivo realiza 12 apresentações gratuitas em tradicionais endereços de São Paulo

De 23 de outubro até 26 de novembro, o Grupo Pombas Urbanas apresenta a Mostra “Pombas Urbanas 25 anos”, que reúne quatro dos principais espetáculos já encenados na trajetória da companhia. Serão 12 apresentações gratuitas espalhadas pelos quatro cantos da metrópole. Durante a circulação a Mostra de repertório visita cartões postais da cidade, como a Avenida São João, Praça dos Correios, entre outros.

Durante o período da mostra, o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo terá exposição fotográfica que objetiva retratar momentos marcantes na história do grupo. Além das apresentações de espetáculos, em 30 de outubro, data de aniversário da Cia, o espaço realiza um evento comemorativo com apresentação de seu espetáculo mais recente , “Era Uma Vez Um Rei” e coquetel celebrativo. (Centro Cultural Arte em Construção- Avenida dos Metalúrgicos, n°2100- Cidade Tiradentes- São Paulo/SP - Contato: (11) 2285-7758)

A mostra integra o projeto "Pombas Urbanas 25 anos: Compartilhando e Celebrando Nossa Arte em Construção”, incentivado pela “24ª edição da lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo” e contará com apresentações dos seguintes espetáculos: “Era Uma Vez Um Rei”, “Todo Mundo Tem Um Sonho”, “Mingau de Concreto” e “Histórias Para Serem Contadas” (leia mais em Programação).

Além da Mostra, o projeto prevê montagem a do espetáculo “Cidade desterrada" texto de criação coletiva que retrata a história do bairro Cidade Tiradentes, com estreia prevista para junho de 2015.
O Grupo desde outubro de 1989 realiza pesquisa cênica contínua sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes.

Os estudos deram origem a grande parte dos espetáculos que compõem o repertorio do grupo com uma linguagem que, segundo a pesquisadora Denise Diba em tese defendida em2011 na USP: “prioriza produzir uma dramaturgia que sem perder a via poética, provoca reflexões acerca do ser humano e de suas relações em nossa sociedade. Sem perder a estética e sem ser panfletária, traz diversos questionamentos para os atores e para o público.

Em 2004 a companhia passa a ocupar um antigo supermercado abandonado no bairro Cidade Tiradentes, revitalizando-o e transformando-o no Centro Cultural Arte em Construção. Desde então o grupo dedica-se a um amplo e contínuo processo de Teatro em Comunidade realizando formação artística e de público no espaço que beneficia cerca de 22.000 pessoas ao ano.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Todo Mundo Tem Um Sonho

04/11 ÀS 16H – Largo do Rosário, s/n – Centro da Penha / SP
05/11 às 09h Centro Cultural Arte em Construção
Av. Dos Metalúrgicos, 2.100 – Cidade Tiradentes

Mingau de Concreto

12/11 às 16h Boulevar São João – Avenida São João, 300 – Centro / SP
16/11 às 16h Jardim Maravilha (Próx. ao terminal Cid. Tiradentes) / SP
19/11 às 16h Praça do Patriarca, s/n – Sé /SP

Histórias Para Serem Contadas

22/11 às 16h Centro Cultural Arte em Construção
Av. Dos Metalúrgicos, 2.100 – Cidade Tiradentes
23/11 às 15h Parque Jacui – Rua Catléia, 911 – São Miguel Paulista / SP
26/11 ÀS 16h Barracão Coletivo ALMA – Rua Cristal da Rocha, s/n ( Ao lado da Horta Orgânica Comunitária – José Bonifácio / SP

Fonte: Instituto Pombas Urbanas