Entorno do Terminal Cidade Tiradentes recebe intervenções viárias

Ações preveem requalificação do pavimento e alargamento de vias. Local deve receber faixas exclusivas de ônibus nas ruas ao redor

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Transportes (SPTrans), está investindo R$ 3,2 milhões em obras de pavimentação e adequação no Terminal Cidade Tiradentes e nas avenidas Souza Ramos e dos Metalúrgicos, na zona leste da cidade. Na manhã desta sexta-feira(19), o prefeito Fernando Haddad vistoriou as obras.

As intervenções, que incluem alargamento e melhoria do pavimento da via, têm como objetivo facilitar o acesso ao terminal e, assim, contribuir para a oferta de um transporte público de melhor qualidade aos usuários do sistema.

"Nós entramos em uma fase de tirarmos os gargalos da cidade. [Esta região] Aqui é um gargalo. [As pessoas que moram em Cidade Tiradentes] Já ganharam 40, 50 minutos e agora vão ganhar mais 15, 20 com essas obras. Quinze, 20 minutos que afetam a vida de 100 mil pessoas que moram aqui. As grandes intervenções já foram feitas. [Este] É um ganho adicional ao que já foi conseguido com as faixas exclusivas. Então é um trabalho intenso de levar a CET e a SPTrans para o bairro e ir desatando os nós que a cidade tem com intervenções grandes, que são os corredores, mas também com intervenções médias, que ajudam a recuperar o viário da região para o transporte público", afirmou Haddad.

Entre as obras de médio porte realizadas ou em execução pela administração municipal estão as intervenções na Estrada do M'Boi Mirim e na Avenida Belmira Marin, na zonal sul, e a adequação viária da Avenida Deputado Cantídio Sampaio, em Parada de Taipas, zona norte da capital.

Inaugurado em 1996, o Terminal Cidade Tiradentes é operado por 21 linhas de ônibus. Após a conclusão dos trabalhos será implantada faixa exclusiva para circulação de ônibus à direita no entorno do terminal. Com as intervenções e o sistema de faixas, os passageiros atendidos pelo equipamento terão maior agilidade nos processos de embarque e seu tempo de viagem reduzido.

Atualmente, São Paulo conta com mais de 440 quilômetros de vias segregadas à direita, sendo que desde janeiro do ano passado, com a operação “Dá Licença para o Ônibus”, foram implantados 357,5 quilômetros. Um levantamento divulgado pela CET em setembro mostrou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h.

 

Crédito: Secretaria Executiva de Comunicação Prefeitura de São Paulo