Ensino público superior de qualidade estará mais perto de Cidade Tiradentes

Obras estão previstas para o 2º semestre do próximo ano

O ministro da Educação já divulgou a liberação de R$ 3 milhões para o projeto executivo das obras do novo campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Avenida Jacú Pêssego, em Itaquera (zona leste da capital paulista), onde ficam as instalações da antiga fábrica da Gazarra, próximo à Avenida Ragueb Chohffi.

O terreno do novo campus foi cedido pela prefeitura em janeiro de 2013, mas na época não foi possível iniciar as obras, porque o solo estava contaminado. Recentemente, a Companhia de Tecnologia de Saneamento (Cetesb) fez uma nova análise da área e afirmou que apenas alguns locais permanecem contaminados, o que não impede a continuidade do projeto no restante do terreno.

A descontaminação total será feita pela própria Prefeitura.
O campus da Zona Leste é parte integrante do projeto Anel Universitário, que tem como objetivo principal expandir ainda mais o ensino superior público para várias localidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Assim, a nova unidade da Unifesp beneficiará não só os moradores de Itaquera, mas também de bairros próximos como São Miguel Paulista, Guainases e Cidade Tiradentes.