Cidade Tiradentes comemora 27 anos com várias atividades

A Cidade Tiradentes considerada o maior complexo habitacional da América Latina, completa 27 anos no dia 21 de abril, com um calendário repleto de atividades gratuitas

Para homenagear Cidade Tiradentes em seu 27º aniversário, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, a Coordenadoria Regional de Educação de Guaianases e Cidade Tiradentes e as Organizações Sociais do distrito, promoverão, entre 1º e 30 de abril, várias atividades comemorativas, incluindo show musical, desfile cívico, amistoso de futebol de campo, entre outras atrações.

Situada a 35 quilômetros do marco zero da capital paulista, no extremo leste de São Paulo, o distrito de Cidade Tiradentes é considerado o maior complexo habitacional da América Latina, abrigando cerca de 40 mil unidades habitacionais.

A história da formação do distrito começa no fim da década de 1970, quando o poder público iniciou o processo de aquisição de uma gleba de terras situada na região conhecida como Fazenda Santa Etelvina, então formada por eucaliptos e trechos da Mata Atlântica. A partir dos anos 80, prédios residenciais passaram a ser construídos pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e por grandes empreiteiras, dando origem a Cidade Tiradentes.

O bairro foi planejado como um grande conjunto periférico e monofuncional do tipo "bairro dormitório", passando a ser habitado por enormes contingentes de famílias que aguardavam na "fila" da casa própria de companhias habitacionais.

Além da vastidão de conjuntos habitacionais, que passaram a predominar na região, Cidade Tiradentes possui uma população estimada em 219.868 mil habitantes, segundo o Censo de 2010. A renda média do chefe de família é de R$ 864,00 na cidade formal e de R$ 200 a 500 na informal; o analfabetismo vai de 0 a 10% na cidade formal, enquanto na informal fica entre 10 e 20%.

A Prefeitura realizou uma série de ações para mudar o perfil de Cidade Tiradentes. Dentre as melhorias, destacam-se a entrega do Hospital Cidade Tiradentes, do CEU Água Azul, Parque da Consciência Negra, Parque da Ciência, Ecoponto, construções de calçadas, pavimentação de vias, praça de lazer, Programa 1000 da COHAB, além da Zeladoria Urbana, Operação Patrulha do Silêncio e Programa Bairro a Bairro. Na área de lazer e cultura estão em funcionamento Pontos de Leitura (Clubes JK e André Vital, Parque do Rodeio), realizações de Festivais de Música Canta Cidade Tiradentes, Festival de Funk, Tiradentes Models, Concurso de Cabeleireiros, Concursos Miss Cidade Tiradentes, Telecentros, Programa Zelador de Praça, Centro de Formação e Cultura Cidade Tiradentes (em construção), além da chegada do Metrô Leve, que reduzirá de duas horas para 50 minutos, o trajeto entre o centro e Cidade Tiradentes.

Com isso, para comemorar o aniversário do distrito, a Subprefeitura realizará várias atividades, conforme a programação:

10/04/2011 – 8:00 horas
Circuito Corrida de Rua
Local: Parque do Rodeio – Rua Igarapé Bela Aurora, s/n –Setor Inácio Monteiro

16/04/2011 - 9:00 às 17:00
Sábado Feliz
Local: CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – CT

17/04/2011 – 14:00 às 22h00 - Show promovido pela Rádio Tropical FM – com vários artistas renomados da MPB e artistas da região.
 

Local: Final da Avenida dos Metalúrgicos, próx. ao Terminal Velho de ônibus e PA Glória.

19/04/2011 – 19:00 - Evento de Gala com homenagens às personalidades femininas da sociedade paulista.
Local: CEU Inácio Monteiro – Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - CT

21/04/2011

8:00 horas – Campeonato de Futebol de Campo dos Veteranos
Local:
Clube Nova Era - Avenida dos Metalúrgicos, nº 370
 

9:00 horas - Desfile Militar e Cívico – Tema: “Mulher e Cidadania”

Desfile já tradicional em Cidade Tiradentes, iniciando com cerimônia de hasteamento de bandeiras da Nação, do Estado e do Município, por autoridades presentes, seguido de performance de instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Tiro de Guerra, Tropa e Canil, Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Guarda Mirim, fanfarras e/ou bandas militares, seguido de Patrulhas de Escoteiros, Escolas, Agremiações e Organizações não governamentais.
 

Local: Av. dos Metalúrgicos, próximo ao nº 370

10:00 horas – Jogo de Futebol Feminino
Local: CCT/André Vital - Av. dos Metalúrgicos, nº 370

11:30 horas - Jogo Amistoso com a Seleção Brasileira de Máster X Seleção de Máster Cidade Tiradentes.
Local: CCT Avenida dos Metalúrgicos, nº 370

30/04/2011 – 14:00 às 22h00 – Show de encerramento – com vários artistas renomados da MPB e artistas da região.
Local: Rua Arne Ragnarenger, esquina com Dr. Ademar Francisco de Carvalho – Setor Vila Yolanda.

 Texto: Assessoria de Comunicação / SP-CT