Piscinões do córrego Zavuvus

Esta mudança além de atender à população, também vai gerar economia para cidade

 Um dos piscinões do córrego Zavuvus muda de lugar em atendimento as reivindicações da população feitas em Audiências Públicas
Esta mudança além de atender à população, também vai gerar economia para cidade

As obras de construção de piscinões e canalização do córrego Zavuvus estão em fase de detalhamento de projetos. No dia 24/09/15, a SIURB comunicou aos moradores da região a mudança de local de construção do piscinão RZO3, durante a reunião mensal da Subprefeitura de Cidade Ademar.

O engenheiro de SIURB, Osmar Dias dos Santos, abriu a reunião explicando que a pauta era referente às obras de canalização do Córrego Zavuvus e em atendimento as exigências da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), além de ser um instrumento de divulgação e de prestação de contas sobre o andamento do projeto e da obra. De acordo com o engenheiro, durante as audiências públicas do Córrego Zavuvus, os participantes solicitaram alterações no projeto. Uma destas reivindicações era a troca do local de construção de um dos piscinões. O engenheiro destacou que a obra é um dos mais antigos pedidos da população.

O Superintendente de Projetos Viários de SIURB, Engenheiro Pedro Algodoal explicou que, 'Nas audiências públicas foi abordada a possibilidade de alterar o local de construção de um dos piscinões, e o nosso objetivo é trazer o resultado destes estudos'. No projeto básico apresentado na Audiência Pública à localização de um dos piscinões, o RZ-03, era na esquina das Avenidas Interlagos e Yervant Kissajikian, em áreas particulares, o que demandaria um alto custo de desapropriações.

A proposta encontrada por SIURB, e que foi apresentada pela população que esteve presente nas audiências públicas, é executar a construção do piscinão RZ-03 em uma área próxima (300 metros do local original). Este local é público e possui uma área disponível de 8.840m². Este piscinão será fechado, e na parte superior será feita uma área de lazer para devolver a comunidade o espaço público para atividades físicas e de recreação.

O cálculo é que o piscinão RZ-03A tenha capacidade de armazenar 110 mil metros cúbicos. A construção será em forma arredondada, sendo mais econômica do que os reservatórios com paredes retas.

O Superintendente Pedro Algodoal informou que um dos ganhos é o valor da desapropriação, e apesar do transtorno no decorrer da obra, a área será totalmente recuperada, com paisagismo, bancos, equipamentos de ginástica, playground, devolvendo a população uma nova área de lazer.

Além disto, o projeto proposto para o reservatório RZ-03A do Córrego Zavuvus satisfaz a condução de vazões até o Tempo de Recorrência (TR) 100 anos, ou tempo de retorno. As condições geológicas em ambos os locais são semelhantes e não alteram os métodos executivos geotécnicos previstos no projeto original. Outra vantagem é que este local apresenta um espaço maior disponível para execução do reservatório, o que facilita a construção do piscinão e a instalação do canteiro de obra, causando menos transtornos e impactos as estruturas existentes no bairro.

As principais dúvidas dos moradores foram referentes às futuras remoções e desapropriações. O engenheiro Osmar Santos explicou que para responder estas perguntas será necessária a finalização do projeto executivo que está em andamento.

Outros moradores questionaram a divulgação das reuniões, e a equipe técnica da Subprefeitura explicou que esta prática de reuniões mensais na Subprefeitura já vem ocorrendo há algum tempo, e que a divulgação é feita por meio da website da Subprefeitura, distribuição de panfletos na região, que para este evento foram distribuídos 600 folhetos, informes em outras reuniões, e avisos aos conselheiros do Conselho Participativo.

O subprefeito de Cidade Ademar, Francisco Lo Prete, encerrou a reunião sobre o tema do Córrego Zavuvus, e ainda abriu espaço para que os participantes fizessem solicitações específicas a Subprefeitura de Cidade Ademar.