Cidade Ademar e Pedreira recebe serviço de reciclagem

A expectativa é alcançar 96 distritos com a coleta seletiva universalizada até 2016

 O presidente da AMLURB, Silvano Silvério, representou o Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, no evento na subprefeitura de Cidade Ademar, que marcou a ampliação da coleta seletiva em São Paulo. A meta da prefeitura é aumentar o percentual de reciclagem na cidade de 2% para 10%, até 2016.
São Paulo produz, no total, 10,5 mil toneladas de resíduos por dia. Sendo 50% orgânicos, e aproximadamente 35% de resíduo seco com possibilidade de ser reciclado e um porcentual de 18% que não pode ser reaproveitado. Por isso, se considerarmos somente a porcentagem de resíduos secos, com as quatro centrais a cidade irá processar aproximadamente 45% dos recicláveis produzidos.
Duas centrais mecanizadas foram abertas, uma em Santo Amaro e outra em Ponte Pequena, e com os investimentos nas cooperativas, a capacidade de reciclagem chega a 7% dos resíduos gerados na cidade.
O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi lançado em abril de 2014 e o documento foi elaborado com entidades e cooperativas, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O projeto beneficiará mais de um milhão de pessoas com o serviço, distribuído em dez distritos, como Jardim São Luís, Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Tucuruvi. 11 caminhões do SP Recicla foram adquiridos e possibilita a ampliação da coleta seletiva de lixo nessas regiões. Ao todo 40 veículos ampliarão a frota. Mais 23 serão acrescentados em janeiro de 2015.
Antes dos já citados, 16 distritos eram atendidos parcialmente com a coleta e agora terão todas as ruas atendidas. E são elas: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes, Vila Leopoldina, Barra Funda, Mandaqui e Santana. O objetivo é alcançar 96 distritos com a coleta universalizada até 2016.
O mais importante para o projeto funcionar é a contribuição da população. Para saber se a sua residência recebe o serviço é possível consultar as empresas responsáveis na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Ecourbis oferece busca online na internet e pelo telefone 0800-772 7979. A concessionária é responsável pelas subprefeituras de Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.
Alguns cuidados importantes são necessários no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.

Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:
Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados
Plástico - sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)
Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas
Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana