Prefeito Haddad e Lula inauguram central de reciclagem na zona sul de São Paulo

A previsão é que mais duas sejam inauguradas em São Mateus e na Vila Maria

 O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram na quarta-feira, 16, da inauguração da Central Mecanizada de Triagem “Carolina Maria Jesus”, na Sabará, próximo a Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
A central é a segunda construída na gestão de Haddad. O custo foi de aproximadamente R$ 33 milhões e passa a atender mais oito distritos: Campo Limpo, Capão Redondo, Pedreira, Cidade Dutra, Grajaú, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Jardim São Luis.
O número de distritos atendidos passa de 40 para 96 e a triagem de resíduos sólidos passa de 1,5% para 6,5%.
A ação faz parte do programa SP Recicla, e integra todos os projetos do governo municipal relacionados à coleta seletiva, que faz parte das metas de gestão, no qual deve ser ampliada até 2016.
O prefeito lembrou que quando propôs aumentar a coleta seletiva em São Paulo, durante a campanha eleitoral, foi ironizado. "As pessoas achavam que não havia possibilidade de chegar a essa marca. As tecnologias disponíveis foram estudadas e nos comprometemos com a meta de 10% até 2016. Com as duas centrais inauguradas vamos chegar a 7% de coleta seletiva e com as duas próximas vamos ultrapassar a marca de 10%", afirmou.
A previsão é que sejam instauradas unidades em São Mateus, na Zona Leste, em 2015, e uma na Vila Maria, na Zona Norte, em 2016.
Haddad afirmou que prepara a cidade para os próximos 20 anos e que sua maior preocupação é não excluir os catadores e melhorar suas rendas. Ainda divulgou que deve receber R$ 42 milhões em setembro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para melhorar as 22 centrais manuais que atuam na cidade.